25º
Cons. Lafaiete

Região

Programa Gerdau Germinar recebeu a visita de mais de 3 mil alunos em 2016


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 25/07/2016 - 00:00

O Programa Gerdau Germinar recebeu, ao longo do primeiro semestre de 2016, a visita de mais de 3.250 alunos de escolas de Ouro Branco (MG) e região. Os estudantes que estiveram no Biocentro, centro de educação ambiental da Empresa, participaram de diversas atividades e oficinas educativas.Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, o Programa Gerdau Germinar desenvolveu seis temas específicos para cada ano escolar. Direcionado para os alunos da educação infantil, o tema "Vamos plantar uma árvore" abordou a importância das árvores para o equilíbrio do ecossistema, as consequências do desmatamento e a importância do reflorestamento de áreas atingidas. Já com o tema "Descobrindo o Biocentro", os alunos do 4º ano do ensino fundamental aprenderam um pouco mais sobre a importância da preservação das matas ciliares, fauna e flora e das bacias hidrográficas da região para a manutenção da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e da Serra do Ouro Branco.Já os alunos do 5º ano participaram das atividades da oficina "Biomas Brasileiros", que apresentou a localização dos biomas no Brasil, a fauna e flora dos locais com ênfase no Cerrado, Mata Atlântica e Rupestre. E os alunos do 6º ano participaram das atividades do "Educação Patrimonial: o mundo das cavernas", que abordou os tipos de patrimônios existentes, as unidades de conservação e o patrimônio espeleológicos, que apresentou as origens das cavernas, a flora e fauna, as cavernas do Brasil e importância das pinturas rupestres.Já o tema "Corrida de Orientação" foi trabalhado com os alunos do 9º ano do ensino fundamental, que aprenderam sobre a importância do trabalho em equipe para a solução de desafios e o desenvolvimento de habilidades como observação, cooperação, agilidade e reflexão. E com o tema "Desvendando o Micromundo", os alunos do ensino médio conheceram um pouco mais sobre os tipos, as funções e a importância dos microrganismos.De acordo com a analista de desenvolvimento ambiental do Programa Gerdau Germinar, Fernanda Montebrune, as visitas técnicas promovem momentos que unem a prática e a teoria das aulas, contribuindo para o aprendizado dos jovens. "O retorno dado pelos alunos e educadores que participaram da atividade é sempre muito positivo, o que reforça a importância de ampliarmos cada vez mais as temáticas adotadas e os públicos envolvidos na prática da educação ambiental oferecido pelo Programa Gerdau Germinar".

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto pelas áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da empresa, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada
para a prática da educação e conservação ambiental, reforçando o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano de lançamento do programa, em 1990, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.O Programa dispõe de um centro de educação ambiental - o Biocentro Gerdau Germinar - com 48 hectares de área preservada e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.

 

Mais notícias

Vídeos