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Apesar da crise, mercado pet se mantém aquecido
Divulgação
Publicado em: 21/08/2016 - 00:00
Muitos
setores e segmentos de comércio no Brasil estão sofrendo com a retração
econômica que perpassa o país desde 2014. E não é para menos, ainda mais
levando em consideração que é de 3,8% a previsão de contração econômica
brasileira, realizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em abril de
2016.
Ainda
que as dificuldades financeiras tenham atingido todas as pessoas físicas e
jurídicas do país de alguma maneira, alguns setores conseguiram se manter
funcionando a todo o vapor e ganhando cada vez mais empreendimentos, como, por
exemplo, o segmento voltado para animais de estimação.
Juntamente
com o setor de alimentação, o segmento de cuidados com os animais não deixa de
crescer. Head de e-commerce na rede de pet shops Petz,
antiga Pet Center Marginal, Daniel Nepomuceno comenta as semelhanças que mantêm
ambos os setores crescendo e funcionando apesar da crise.
"Mesmo
que o consumidor precise diminuir as despesas e cortar gastos, ele não vai
deixar de comprar alimentos para a sua casa e seus animais de estimação. Ele
pode trocar de marca e encontrar produtos alternativos, mas nunca para de
consumir", explica o executivo.
Não
por coincidência, a seção de comida animal representa a maior parte do
faturamento desse mercado, abarcando 67% do total, segundo dados do Sebrae-SP.
Inovação
é a palavra chave
Ainda
que o mercado consumidor de produtos pet esteja, no geral, nadando contra a
corrente da crise econômica, as baixas em alguns setores específicos deste
mercado não deixaram de ocorrer.
Tendo
isso em mente, abre-se um espaço importante para que novos empreendimentos
surjam no mercado e preencham lacunas, tornando-se grandes responsáveis por
manter o segmento sempre ativo e aquecido.
Produtos
diferenciados no setor de alimentação, como sorvetes próprios para o consumo
canino, rações especiais para cães e gatos alérgicos às alternativas
industrializadas e acessórios que realmente facilitam o dia a dia, como escova
para retirar a sujeira das patas do animal sem precisar tocar nos resíduos, são
apenas alguns exemplos da importância do empreendedorismo para o crescimento e
bloqueio da crise no mercado animal.
Mercado
virtual
Aliar
recursos antigos às novas tecnologias também tem sido de grande importância
para manter estável o segmento de pet shops. Para Nepomuceno, a criação de
e-commerces para lojas de animais já renomadas facilita o acesso e a compra
pelo cliente.
"Muitas
vezes, a localização geográfica não permite uma ida rápida a um pet shop
conhecido. Outras, o cliente simplesmente prefere fazer suas compras pela
internet. Explorar esse mercado pet virtual é vital para manter o setor em
crescimento", comenta.
A
possibilidade de ganhar descontos na primeira compra, receber newsletters com
promoções e ter um cartão fidelidade eletrônico são alguns dos atrativos que
levam os consumidores a dar prioridade à compra on-line e fazem dos e-commerces
um investimento importante para o setor.
Algumas
redes de pet shop on-line ainda oferecem alguns diferenciais, como o recurso de
deixar um pedido salvo no seu histórico de compras para que ele se repita
automaticamente todos os meses.
Pode
ser usado para rações, remédios antiparasitários e outros itens que precisam
ser comprados com frequência, não existindo mais a necessidade de escolher tudo
novamente para receber o produto em casa.