Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Comércio ficará aberto até as 20h na véspera do Dia das Crianças
Divulgação
Publicado em: 10/10/2016 - 00:00
O comércio de Lafaiete está otimista em relação às vendas para o Dia das Crianças e investe em promoções e descontos. O setor acredita que, este ano, deverá haver procura por presentes de menor valor. Para facilitar as compras, as lojas irão funcionar em horário especial no dia 11, até as 20h.
A pesquisa de Intenção de Consumo para o período, realizada pela Fecomércio, indica que 51,8% das pessoas pretendem ir às compras, porém gastando um valor igual ou inferior ao disponibilizado no ano passado para o presente dos pequenos. A verba, agora, para a maioria (54,8%) dos entrevistados, não ultrapassará os R$ 50, contra 49,5% que tinham essa perspectiva em 2015. Outros 30,4% planejam gastar até R$ 100.
A data é importante no calendário do comércio, em função do grande apelo emocional e por marcar o início das ações promocionais para o fim ano, e tem um impacto ainda mais expressivo no segmento de brinquedos. A cautela dos consumidores em relação aos gastos para o 12 de outubro pode ser explicada pelo momento econômico do país, que apresenta leve recuperação da economia, mas os números altos do desemprego e da inflação ainda geram insegurança. Com isso, os consumidores estão tentando otimizar o orçamento, até mesmo prevendo as compras de Natal. A preferência pelo pagamento à vista (68,8%), em dinheiro ou no cartão de débito também evidencia essa precaução, pois é uma forma de não se endividar e barganhar descontos.
As promoções e liquidações para atrair os clientes na data comemorativa são as principais medidas programadas pelos empresários, que, em sua maioria, estão otimistas e acreditam em vendas iguais ou melhores às registradas no ano passado, em função dessas iniciativas e da força da comemoração. Os artigos mais procurados serão os brinquedos, seguidos pelas roupas, calçados e chocolates e/ou doces.