Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Lafaiete realiza Conferência de Promoção da Igualdade Racial
Divulgação
Publicado em: 09/08/2017 - 00:00
No sábado, dia 29, foi realizada a 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, no Solar do Barão de Suassuhy com o tema: "O Brasil na Década do Afrodescendente: Minas Gerais Promovendo a Igualdade Racial ? Por Nenhum Direito a Menos". Especialmente ornamentado para a ocasião, o Solar recebeu representantes de diversos segmentos sociais, do movimento negro e sociedade civil, bem como autoridades municipais.
A mesa de abertura foi composta pela secretária de Desenvolvimento Social, Magna Cupertino, o vereador Alan Teixeira, a professora Marai Jussara dos Santos Tertuliano, representando a superintendência Regional de Educação (SRE), e a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Conselheiro Lafaiete, Márcia Aparecida Rocha. Após a abertura houve uma apresentação cultural com o Grupo de Cultura Afro Arerê e, em seguida, a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência.
Para elucidar sobre o tema central da Conferência foi convidada a diretora de Relações Institucionais da Subsecretaria de Igualdade Racial / Sedpac do Governo do Estado, Maria Imaculada Ferreira Marcelino.
Após as explanações, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, a fim de apresentar as propostas para direcionamento de implantação de políticas públicas que contemplem tanto a população negra quanto outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira.
Segundo os organizadores, a Conferência foi realizada com o objetivo de pensar como nossa sociedade pode lidar com o desafio que a problemática da convivência com a diversidade étnico-racial e as manifestações de discriminação, veladas ou explicitas. "É preciso que a sociedade enfrente o racismo institucional que há em nosso país de maneira que, em um futuro próximo, possamos viver em uma sociedade igualitária, que respeite o direito de todos", manifestaram os organizadores.
Na plenária final foram votadas as propostas apresentadas pelos GTs e, em seguida, eleitos os delegados que representarão Conselheiro Lafaiete na 4ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.