25º
Cons. Lafaiete

Região

Congonhas: campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 15 de junho


Divulgação

Edmilson Dutra
[email protected]

Publicado em: 04/06/2018 - 00:00

Apesar de circular durante todo o ano, o vírus da gripe se manifesta, principalmente, no outono e no inverno, quando as temperaturas estão mais baixas. Adotar hábitos saudáveis e manter uma boa higiene ajudam a prevenir essa doença. No entanto, a vacinação é essencial. Em Congonhas, todas as unidades básicas de saúde (UBSs) oferecem a imunização ao público-alvo, conforme definição do Ministério da Saúde. A dose ficará disponível nos postos até o dia 15 de junho.

A médica de Família e Comunidade da UBS da Basílica, Michelle Barbosa, explica que a gripe é provocada pelo vírus Influenza e tem elevado potencial de transmissão, sendo que o indivíduo pode contrair a doença várias vezes ao longo da vida. Existem três tipos de vírus: A, B e C, sendo que os dois primeiros são responsáveis por essas epidemias.

"Os principais sinais e sintomas geralmente são acompanhados de febre de início súbito, tosse, dor de garganta, dores no corpo, cefaleia (dores de cabeça), dores articulares e, em alguns casos, pode evoluir para pneumonia, sinusite, otite, desidratação e piorar as doenças crônicas, como a insuficiência cardíaca e diabetes", explica a médica.

Prevenção

A vacinação é a principal medida para enfrentar a doença e protege contra os tipos A, que tem os subtipos H1N1 e H3N2, e o B. Quem pode receber a vacina: crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide; indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia; portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter; pessoas privadas de liberdade; adolescentes internados em instituições socioeducativas.

A médica ressalta que algumas medidas podem ser tomadas para evitar o contágio e a transmissão da gripe, como a higienizar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e a boca quando tossir e espirrar; evitar tocar nas mucosas de olhos, boca e nariz; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas; manter os ambientes sempre ventilados; evitar aglomerações e ambientes fechados; evitar contato próximo com pessoas que apresentam sintomas da gripe; e adotar hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Mais notícias

Vídeos