25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Aproveitamento de resíduos é tema de palestra realizada na faculdade


Divulgação

Edmilson Dutra
[email protected]

Publicado em: 28/09/2018 - 00:00

A Faculdade Santa Rita ? FASAR ? realizou no dia 18 de setembro a palestra "Aproveitamento de resíduos agroindustriais para o desenvolvimento de novos produtos", com a participação de alunos dos cursos de Engenharias, sob coordenação dos professores Lucas Leão e Raphael de Vicq. A palestra foi ministrada pela doutora em Ciência de Alimentos Daniela Pereira Leão Vieira, com o objetivo de apresentar aos alunos novas tecnologias e processos de interesse industrial e discutir a importância do aproveitamento de resíduos como forma de diminuir os impactos ao meio ambiente.
A palestra abordou processos e tecnologias envolvidas para o desenvolvimento de novos produtos com elevado valor agregado a partir de resíduos agroindustriais, os quais, muitas vezes são descartados como lixo. Foram mencionados, também, processos para o desenvolvimento de biocombustíveis sólidos e líquidos a partir de resíduos agroindustriais como óleo residual de fritura e sabugo de milho. Além disso, a palestrante expôs pesquisas sobre produção de carvões ativados com aplicações em diferentes áreas da indústria.
O coordenador de área das Engenharias, doutor Raphael de Vicq, explica que o evento visou despertar nos alunos o interesse em trabalhar com tecnologias mais limpas e possibilidades de agregar valor a produtos de baixo custo. "A temática da palestra procura despertar no aluno uma forma de empreendedorismo, pois a partir dos conhecimentos adquiridos, eles podem viabilizar seus próprios projetos, gerando lucro para sua sustentabilidade".
O professor Lucas Leão conta que os alunos puderam visualizar alternativas de utilização dos resíduos. "Citamos, por exemplo, o aproveitamento de resíduos da produção de bovinos e re­la­tamos processos para o desenvolvimento de produtos a partir de resíduos de frutos para a aplicação como ingrediente alimentício e/ou nutracêutico".
O professor do curso de Engenharia Am­biental da FASAR Igor Messias ressalta que "a FASAR está na vanguarda do conhecimento em relação a sua preocupação com o meio ambiente, através da reutilização de produtos que iriam ser descartados no lixo e causariam ainda mais poluição".

Mais notícias

Vídeos