Mais Lidas
Leia Mais
Doação de sangue cai em janeiro em CL
Divulgação
Publicado em: 30/01/2012 - 18:37
Só podem doar sangue, pessoas com idade entre 18 e 68 anos. Maiores de 16 anos devem ter autorização prévia dos pais ou responsáveis. Todo o processo é cercado de cuidados, como o peso mínimo do doador, de 50 kg: “Esse é o peso que possibilita a coleta do volume de sangue (450ml), que pode ser retirado do doador, sem danos para sua saúde. Em casos de sintomas leves de doenças comuns, como resfriado, não se deve doar, porque podem estar associados a alguma infecção bacteriana ou viral, causando danos à saúde do doador ou do receptor. Pessoas com alteração de pressão arterial também não podem doar”, frisam.
O volume de sangue doado é reposto em poucas horas; o plasma, em 24 horas, e os glóbulos vermelhos, entre duas e três semanas. Esta reposição está na dependência de fatores como: tipo e quantidade da alimentação, perdas hemorrágicas, como as menstruais etc. O doador não deve estar em jejum, pois pode apresentar reações adversas durante o procedimento da coleta, por causa da hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue). Grávidas não podem doar, assim como quem consome bebida alcoólica com freqüência, pessoas com comportamento sexual promíscuo e quem teve hepatite após os 10 anos de idade: “Pessoas que tenham evidências clínicas ou laboratoriais de doenças infecciosas, que sejam transmitidas por transfusão sanguínea, também não devem doar”, completam. Após a doação, deve-se evitar atividades físicas, como musculação, corrida e outros esforços. Até duas horas depois, o fumo e o álcool também devem ser evitados.
O policial militar Marco Aurélio Pereira de Paula, 46 anos, é doador: “Pelo menos uma vez por ano, dôo sangue. Já vi situação, de resgate de vítimas, em que a doação salvou vidas. Incentivo as pessoas a doarem. Não dói e é bastante tranquilo”, garante.
O banco de sangue da Hemolab está localizado na rua Dom Pedro I, 340, bairro São Sebastião (ao lado da Maternidade). De segunda a quinta-feira, o funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. Nas sextas-feiras, o atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h. Aos sábados, é das 8h às 10h.