Mais Lidas
Leia Mais
Vai viajar com o seu pet? Confira as principais dicas para um passeio seguro
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / [email protected]
Publicado em: 17/12/2021 - 00:00 |
Chegou a hora das tão sonhadas e esperadas férias em família. E se o pet da casa for junto, a diversão estará garantida. Por isso, na coluna desta semana, eu vou dar algumas dicas de como viajar com o pet para que a segurança na estrada esteja garantida tanto para você, quanto para seu bichinho.
A viagem de férias é um momento aguardado por toda a família. É a hora de relaxar, conhecer novas paisagens e criar ótimas lembranças. No meio de tanta coisa boa, o seu amigo de quatro patas não precisa ficar para trás, pois é possível viajar com o cachorro e garantir que ele também aproveite.
Antes de tudo, o pet precisa fazer uma visita ao veterinário, pois é preciso saber se ele tem condições de fazer a viagem. O veterinário irá realizar uma minuciosa consulta para averiguar se o cão poderá pegar estrada.
Em seguida, é preciso fazer uma boa avaliação sobre o meio de transporte. Se a viagem for realizada de carro, esqueça aquela ideia de deixar o cão livre, isso pode causar acidentes sérios. Como o transporte inseguro de pets é considerado uma infração de trânsito, invista na proteção. O jeito mais fácil é usar uma caixa de transporte, mas há cintos e assentos especiais para cachorros.
Agora, para quem pretende levar o cão em uma viagem de ônibus ou avião, é preciso conferir com as companhias quais são as suas regras de transporte de animais. Existem empresas que exigem carteira de vacinação em dia do pet, caixa de transporte específica, medicações ou, até mesmo, passagens extras para os animais.
Documentos
Outro ponto importante de viajar com cachorro é a documentação exigida. Por questões sanitárias, é comum ter que apresentar alguns documentos. De carro ou de ônibus, basta mostrar um atestado do veterinário que indique as condições de saúde. O profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) para o documento ser válido.
Alimentação e objetos
Para evitar acidentes, é preciso tomar cuidado com a alimentação. A movimentação do carro, do ônibus e até do avião pode deixar o seu companheiro enjoado. Se ele tiver comido antes, corre o risco de sofrer com náuseas e ficar indisposto.
O melhor jeito de evitar isso é não alimentando seu parceiro até 3 horas antes da partida. Apenas garanta o consumo suficiente de água para não ocorrer a desidratação.
Leve também os brinquedos que o pet esteja acostumado e, se possível, os seus cobertores ou a sua caminha. Assim, você evita de que o ambiente das férias seja diferente daquilo que o pet está acostumado.
Ah, e o item mais importante de todos: a coleira! Não se esqueça de colocar no pet uma coleira com o nome dele o os seus contatos. E, se possível, leve uma reserva. Assim, se algum imprevisto acontecer fora do programado, seu amigo de quatro patas estará com todas as identificações.
Gostaram da coluna desta semana? Espero que sim! Salve estas dicas para a sua viagem e aproveite ao máximo ao lado do seu amigo de estimação e da sua família.
Um abraço e até semana que vem!
Serviço
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especializado
em Clínica e Ortopedia
Endereço: Rua Duque de Caxias,
352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 /
[email protected]