Mais Lidas
Leia Mais
Região
Rio Espera investe em educação e geração de renda
Divulgação


Publicado em: 30/04/2022 - 09:51
Município também é muito conhecido pelas famosas cavalgadas
Localizada a 62km de Lafaiete, encontra-se Rio Espera, com pouco mais de cinco mil habitantes e 300 anos de história. Conhecida pela fabricação da tradicional cachaça mineira, possui vários alambiques tradicionais. O município também impressiona com as construções históricas, fazendas e a proximidade com a natureza.
Rio Espera faz parte do Circuito Villas e Fazendas de Minas, além da Estrada Real. Sua origem remonta à época da exploração de ouro e já foi distrito de Piranga, Nossa Senhora da Piedade da Boa Esperança, até chegar no nome atual, em 1911, quando se tornou município.
Ao longo dos últimos meses, a administração investiu muito no setor de educação com parcerias, cursos de capacitação e novos equipamentos. O projeto Cemig nas Escolas, por exemplo, contemplou 100 municípios mineiros, sendo Rio Espera um deles. A iniciativa busca conscientizar os estudantes sobre o uso sustentável da energia elétrica.
Os alunos da rede municipal de ensino receberam novos materiais esportivos e até mesmo a visita de um nutricionista, com orientações de como ter uma alimentação mais saudável. Para melhorar o ensino em escolas rurais, o município optou por adotar a nucleação, sistema que reúne alunos nas salas de acordo com sua faixa etária.
A frota de veículos públicos recebeu pneus novos, como forma de manutenção preventiva. Segundo o prefeito Juliano Benício (Patriota), o procedimento visa a evitar problemas antes que eles acontecam, reduzindo custos. Alguns cursos têm sido oferecidos para capacitar a mão de obra local contribuindo para a geração de renda, como produção de salgados e tratorista rural, para jovens e agricultores.
Obras de infraestrutura têm acontecido para dar uma qualidade de vida melhor para a população. Uma ponte de acesso à comunidade dos Moreiras foi restaurada e alargada, a praça do Rosário foi restaurada com reforma do banheiro público, a pedido da população.