25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Prefeitura de Lafaiete extingue programa Leite de Soja


Divulgação

Natália Coelho
[email protected]

Publicado em: 17/05/2022 - 15:30

 

A prefeitura de Lafaiete extinguiu, oficialmente, o programa Leite de Soja. Criada há muitos anos, a Vaca Mecânica atendia a famílias carentes do município. Em especial, crianças de baixa renda, desnutridas, com baixo peso ou alérgicas, além de adultos e idosos com osteoporose. A produção diária atual era de 100 litros de leite, distribuídos em órgãos previamente cadastrados, como PSFs e entidades sociais. A sede ficava na rua Jurupis, bairro Carijós.

Secretária Municipal de Desen­vol­vimento Social, Magna Cupertino Carvalho explicou que a decisão foi motivada pela necessidade de adotar estratégias mais adequadas às novas demandas. “A Secretaria de Saúde já oferta suplemento nutricional, a partir de indicação médica. Para isso, considera o tipo adequado ao diagnóstico do paciente, segundo a análise do nutricionista e equipe de saúde. E do ponto de vista nutricional, o produto ofertado pelo programa Leite de Soja não abarca tais necessidades”, justifica.

Também segundo a secretária, nas gestões anteriores, o Conselho Municipal de Assistência Social já havia sinalizado a necessidade de rever o Programa, mencionando vários pontos críticos identificados. “Havia frequentes relatos de desperdício, com justificativa de que a população não consumia o produto disponibilizado aos órgãos cadastrados do município”. O programa era mantido com recursos próprios do município, que segundo Magna Cupertino, agora serão realocados para ampliar e melhorar o benefício eventual de segurança alimentar:

“Foi adicionado o quantitativo de 576 cestas básicas por ano nos quatro Cras do município. É importante ressaltar que tal benefício eventual está vinculado ao atendimento de um técnico dos Cras, que avaliam a necessidade de acordo com o atendimento e as demandas apresentadas pelas famílias”, pontua. Sobre os quatro funcionários que atuavam no setor Programa Leite de Soja, a secretária informa que eles foram encaminhados para outros setores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pois são efetivos. Já para o maquinário será avaliada a destinação mais adequada.

Mais notícias

Vídeos