25º
Cons. Lafaiete

Região

Outubro Rosa: prefeitura de Congonhas promove ações de prevenção ao câncer de mama


Divulgação

Natália Coelho
[email protected]

Publicado em: 18/10/2022 - 06:30


As ações de mobilização dos vários setores ligados a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, além de outros da prefeitura de Congonhas, pretendem alcançar todo o Município chamando atenção para a Saúde da mulher, principalmente, sobre a prevenção de cânceres, como o de mama e de colo do útero.

As coordenações das Unidades Básicas de Saúde – UBS’s, Clínica da Mulher, Unidade Regional de Saúde Mental etc, bem como parcerias com a iniciativa privada e instituições da cidade pretendem levar as mensagens de conscientização no mês dedicado a este fim, o Outubro Rosa.

Para auxiliar neste processo, a Secretaria de Saúde deixará à disposição das mulheres maior extensão da faixa etária para realização de mamografia de rastreio. Assim, as idades, que antes eram de 50 a 69 anos, neste mês de outubro serão ofertadas para mulheres a partir de 45 até os 70 anos de idade.

Os exames  citopatológicos, usados para os diagnósticos de câncer de colo do útero, estão com demandas normais de fluxo este mês.

Em 2022, a estratégia não foi de intensificação dos exames no mês de outubro estendendo até o final do ano. A Secretaria de Saúde ampliou a oferta desde janeiro, proporcionando maior acesso das mulheres aos procedimentos para prevenção destas doenças.

Além disso, a Secretaria de Saúde realizará ação de prevenção ao câncer de mama no próximo dia 28, sexta-feira, na Feira do Produtor, e também na Praça JK, em frente ao prédio da Prefeitura, no dia 29, sábado, com solicitação de mamografia, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e orientações, em geral, relacionadas a Saúde da mulher.

Além destas ações, as coordenações e equipes das Unidades Básicas de Saúde realizam trabalhos mais intensificados de Educação e de prevenção com as mulheres de cada território, caminhada com as famílias, palestras e busca ativa de mulheres com idade de 24 a 65 anos para coleta de exame citopatológico.

A prevenção sempre é a melhor saída, de uma forma geral, mas principalmente quando se trata de Saúde da mulher.

Por: Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Fotos: Arquivo Secretaria de Saúde

Mais notícias

Vídeos