Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Comércio do Alto Paraopeba mira a Black Friday, Copa do Mundo e período natalino
Divulgação
Publicado em: 17/11/2022 - 17:00
Depois da confusão do período eleitoral, que polarizou o país de norte a sul e de leste a oeste, o comércio das três maiores cidades da região, principalmente Lafaiete, mudam o foco e recarregam as baterias para fechar o ano com chave de ouro. As oportunidades começam com a Black Friday do dia 25 de novembro, assim como a Copa do Mundo, que tem início no dia 21 e termina pouco antes do Natal, considerado a melhor época para as vendas de todo ano.
O apelo desses eventos que acontecem antes do dia 25 de dezembro, tanto no varejo, como em bares e restaurantes, é expressivo e de muita expectativa, garante Bento José de Oliveira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Conselheiro Lafaiete (Sindcomércio). Segundo ele, eventos como a Black Friday, a Copa e o Natal turbinam as vendas e oxigenam o movimento, pois são três datas muitos fortes e que, por coincidência, estão, em 2022, próximas umas das outras, impactando positivamente as vendas.
A expectativa, segundo Bento, é de que as vendas superem, em muito, o segundo semestre do ano passado, que não teve a Copa. Entre os motivos, o Sindcomércio aponta a maior taxa de empregos, que aumenta a renda em circulação, a entrada de capital extra pelas políticas governamentais, como o Auxilio Brasil, o pagamento do 13º salário e a queda na inflação.
Nas cidades de Congonhas e Ouro Branco, o otimismo é o mesmo, e as entidades de classes locais já trabalham em campanhas para conseguir segurar os consumidores nas duas praças, com sorteios de brindes, melhoria de estoques, e ornamentação de Natal nas ruas. Em Lafaiete, além do Sindcomércio, que deve lançar em breve sua folhinha natalina, a CDL-CL já divulgou sua campanha, que prevê dezenas de sorteios, inclusive de uma moto Honda, além de prêmios diversos. Já a Associação Comercial (Acias) pretende melhorar a decoração de Natal no centro e ruas adjacentes e criar alternativas culturais durante o período, com destaque para a presença do tradicional Papai Noel e recitais de Natal com grupos culturais da cidade.
Já a iluminação de Natal, este ano, está sendo incrementada também pela Cooperativa de Crédito Sicredi que, junto a seus associados e parceiros, pretende iluminar e decorar todas as palmeiras imperiais do município. Quem também já trabalha em sua tradicional decoração de Natal é o Clube Recreativo Dom Pedro II, que este ano promete inovar e apresentar uma decoração que deve arrancar suspiros dos sócios e visitantes. A decoração do Pedro II deve ser inaugurada no início de dezembro.