25º
Cons. Lafaiete

Saúde

JORNAL EKOSOM - Problemas gastrointestinais: onde buscar ajuda e tratamento?


Divulgação

Natália Coelho
[email protected]

Publicado em: 14/12/2022 - 17:50

 

Estamos falando de doenças ou distúrbios que atacam o sistema digestório (anteriormente chamado de sistema digestivo), como fígado, esôfago, estômago, intestinos, cólon, reto, ânus, pâncreas ou vesícula biliar. As doenças do fígado, como se costuma dizer, são um exemplo desse tipo de problema. 

Os distúrbios ou patologias gastrointestinais podem ser comuns ou raros. No entanto, uma coisa é certa: não dá para deixar de buscar ajuda médica — até porque muitos sintomas são parecidos.

Dessa forma, uma pessoa pode estar com problemas de gases intestinais ou por algo um pouco mais complicado e que somente uma avaliação médica poderá definir. 

Vamos falar mais sobre o tema? Continua a leitura!

O que causa problemas gastrointestinais?

Há vários fatores que podem causar problemas gastrointestinais. O gastroenterologista Valério Augusto de Miranda Ferreira, da Clínica Núcleo Vida, nos fala sobre dois desses fatores:

·os fatores de risco, principalmente o uso de alimentos gordurosos, embutidos, defumados, bem como o tabagismo, o alcoolismo e a obesidade;

·o estresse,  que é o fator principal nos distúrbios funcionais do aparelho digestório. Podemos exemplificar com a dispepsia funcional (chamada de gastrite nervosa), a síndrome do intestino irritável e a diarreia funcional.

Mas afinal, quais são esses problemas? Veja a seguir.

Gastrite, prisão de ventre e outras: conheça os principais problemas gastrointestinais

Como o nome diz, o sistema digestório é o responsável pela digestão dos alimentos, assim como pela sua absorção. Ele é que permite que os nutrientes sejam transportados para nossas células. 

Por isso, a importância de buscar ajuda sempre que algum sintoma, como sensação de queimação ou intestino desequilibrado, se tornar constante.

Conheça alguns dos problemas gastrointestinais mais comuns:

Prisão de ventre

É a dificuldade que uma pessoa tem para evacuar. Geralmente é causada pelo baixo consumo de fibras. A condição é considerada quando a pessoa evacua apenas duas vezes por semana, ou menos, e quando precisa fazer muita força para evacuar. 

A prisão de ventre é também chamada de constipação intestinal e também pode indicar a presença de uma doença mais grave. Por isso, é preciso consultar um especialista caso o problema persista. 

Gastrite

Gastrite é quando o revestimento interno do estômago inflama. Seus sintomas são dores de estômago intensas, perda de apetite, azia, indigestão, sensação de estufamento e outros. 

É causada por infecção pela bactéria Helicobacter pylori, pelo consumo de álcool, tabagismo, uso de medicamentos como anti-inflamatórios ou aspirina, durante muito tempo. Também pode ser autoimune, quando os anticorpos do próprio sistema destroem as células gástricas. 

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

Esta condição acontece quando o que tem no estômago vai para o esôfago. É normal que aconteça eventualmente, no entanto, quando os episódios associarem a outros sintomas ou provocarem lesões no esôfago, pode indicar alguma doença. 

Alguns dos sintomas desta condição são: 

·azia, normalmente após a refeição. A sensação de queimação acontece no tórax e pode irradiar para boca e pescoço;

·regurgitação, quando a pessoa percebe a presença de conteúdo gástrico na boca ou na garganta, geralmente com quantidades pequenas de comida, que não foi digerida. 

Além dessas, há as doenças do fígado, que veremos abaixo. 

Quais doenças do fígado você pode ter? Conheça alguns sintomas

As doenças do fígado, também tratadas pelo especialista em gastroenterologia, incluem:

Fígado gordo

O nome científico deste problema é esteatose hepática e sua causa é a gordura acumulada no fígado. Isso pode ocorrer por fatores como obesidade, má alimentação, colesterol, diabetes ou o excessivo consumo de álcool. 

Hepatite

A hepatite é uma inflamação que ocorre no fígado, causada por infecção pelos vírus A, B, C, D ou E da hepatite. Abuso de álcool e drogas, obesidade e algumas doenças autoimunes também podem levar a esse quadro.

Insuficiência hepática

Essa é uma doença mais grave, em que o fígado para de realizar suas funções. Isso pode desencadear complicações como edema cerebral, insuficiência renal, infecção pulmonar ou outras condições. 

A causa é a repetição de lesões no fígado durante muito tempo, seja pelo uso de medicamentos, cirrose, hepatite, câncer, fígado gordo ou doenças autoimunes. 

Cirrose

Quando ocorre a destruição das células hepáticas (permanentemente), a cirrose acontece. As células destruídas dão lugar a um tecido fibroso, como uma cicatriz, o que dificulta o trabalho do órgão. 

Uso excessivo de álcool, toxinas, hepatite ou gordura no fígado podem causar a cirrose. 

Onde procurar ajuda e qual especialista buscar?

Sempre que tiver sintomas como dores abdominais, azia, queimação estomacal, refluxo, prisão de ventre, cólicas abdominais, náuseas e vômitos, sobretudo de forma recorrente, procure um especialista. 

O médico gastroenterologista é quem cuida de problemas do sistema digestório. Na verdade, você pode buscar a ajuda desse especialista para consultas de rotina, afinal, sabemos que o melhor a fazer é prevenir. 

Na Núcleo Vida você encontra esses profissionais. Então, quando precisar agendar suas consultas, entre em contato conosco. 

Pedro Henrique Avelar Fonseca Cardoso, CRM: 66238-MG e RQE Nº: 54027

Valério Augusto de Miranda Ferreira, CRM 31835, RQE: Cirurgia 8245 e Endoscopia 29191 

Médicos gastroenterologistas das Clínicas Núcleo Vida e Ekosom. 

Agende sua consulta e exame!
Unidade Ekosom Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, Centro.
Ligação e WhatsApp: (31) 3764-5100
Unidade Núcleo Vida Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, 2º andar - Centro.
Ligação e WhatsApp: (31)3721-4464
-
Unidade Ekosom e Núcleo Vida Congonhas: Rua Magalhães Pinto, 140, Centro, Congonhas.
Ligação: 0800 000 2533 | WhatsApp: (31)3731-2533

Mais notícias

Vídeos