25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Informe especial: Presidente da Amalpa apresenta proposta viável para rodovia 040


Divulgação

Foto: arquivo jornal CORREIO

Natália Coelho
[email protected]

Publicado em: 20/12/2022 - 15:34

Siga o Correio Online no Google News

 

O prefeito do município de Congonhas e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa) Cláudio Antônio de Souza tem defendido junto aos prefeitos da região, assim como junto aos órgãos competentes, a necessidade da busca de soluções imediatas para a BR -040. “A BR-040 é uma rodovia Federal e possui concessão no trecho que compreende a região, mas parece esquecida quando o tema é resolução; o que faz com que os municípios a fim de preservar vidas tenham a necessidade de pensar em estratégias alternativas às de responsabilidade do governo e da concessionária que administra o trecho”, explanou o presidente na última reunião da Amalpa realizada no município de Casa Grande.

Buscando uma resolutiva para o problema, Cláudio Antônio de Souza apresentou o esboço, idealizado por ele, de trevos de acesso aos municípios e defendeu que o baixo custo e a rapidez na execução das obras são fatores de importante consideração. Ressaltou que parcerias público-privadas são de extrema importância para a concretização dos projetos e que empresas locais já manifestaram o interesse na colaboração tanto da formulação dos projetos quanto no custeio das obras.

Explanou a significância do trabalho da Amalpa enquanto representante regional para a cobrança junto aos órgãos competentes para a celeridade das análises e aprovações dos projetos e destacou que este é um problema comum a todos os municípios da região e que por tal razão trata como prioridade enquanto presidente da associação. “Estamos muito felizes pois sabemos que estamos no caminho certo, fazendo a coisa certa e lutando pela preservação do bem mais precioso que é a vida”, disse o secretário executivo Claudionei Nunes.

Claudio Antônio de Souza finalizou declarando que ao longo desse ano houve muitos avanços, que estiveram reunidos com dirigentes da ANTT, Secretaria de Pla­ne­jamento do Estado, representantes das mineradoras e prefeitos, o que graças ao esforço conjunto resultou na doação do projeto de construção do Trevo de Moeda/Itabirito que será custeado pela Herculano, SAFM e Gerdau e frisou que parcerias também são uma possibilidade para a construção dos demais trevos de acesso necessários na região.


Texto elaborado pela Assessoria da Amalpa.

 

Mais notícias

Vídeos