25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

São Longuinho: Hoje é dia do santo dos "achados e perdidos"


Divulgação

Natália Coelho
[email protected]

Publicado em: 15/03/2023 - 16:20

Siga o Correio Online no Google News

 

Quem nunca perdeu um objeto e deu três pulinhos pedindo a São Longuinho que o encontrasse? O dia do santo dos “achados e perdidos” é comemorado neste 15 de março. E ainda dá tempo de fazer uma oração a ele.

No Brasil, São Longuinho é bastante conhecido e solicitado. Em outras partes do mundo, a devoção ao santo está ligada aos tempos de igreja primitiva. 

Alguns historiadores dizem que Longuinho foi um homem de baixa estatura e com dificuldade de locomoção.
Há também quem diga que seu nome tem origem grega - “longus” (“lança”) e que Longuinho era o soldado que atravessou o peito de Jesus Cristo com uma lança, ao invés de quebrar as pernas dele, como era de costume fazer com os crucificados.

De acordo com a tradição católica, ao lançar o objeto no peito de Jesus, o sangue teria espirrado nos olhos do soldado e o curado de uma doença que quase o deixara cego. 

Diante do milagre, Longuinho teria abandonado o exército  romano e fugido para a Capadócia, onde foi preso e martirizado, o que o fez se tornar Santo futuramente. São Longuinho foi oficialmente canonizado em 999 pelo Papa Silvestre II (950-1003).


Simpatia de São Longuinho

Agora que já sabemos a possível origem de São Longuinho, vamos aprender juntos uma das orações mais usadas pelos brasileiros.

Perdeu alguma coisa e não consegue encontrar? Diga: “São Longuinho, São Longuinho, se me ajudar a achar (diz nome do objeto perdido) dou três pulinhos”. Encontrou o objeto? Dê 3 pulinhos em agradecimento ao santo.

Fonte: Hoje em Dia

Mais notícias

Vídeos