25º
Cons. Lafaiete

Região

Meningite C: Congonhas recebe mais doses e recomeça vacinação nesta quarta-feira


Divulgação

Rafaela Melo
[email protected]

Publicado em: 08/05/2023 - 13:30

Siga o Correio Online no Google News

 

A Central de Imunização da Secretaria de Saúde informa que, a partir de quarta-feira, dia 10, Congonhas vai dar continuidade a vacinação da população contra a Meningite C. O imunizante começará a ser distribuído para todas as Unidades Básicas de Saúde nesta terça, dia 9. As UBS’s funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para receber a dose, é necessáro a apresentação do cartão de vacinas e um documento oficial com foto.

Podem receber a vacina todas as pessoas com 16 anos ou mais e aqueles que já tomaram a vacina a mais de 5 anos, que poderão receber uma dose de reforço. A vacina contra a Meningite C é contra-indiciada apenas para gestantes e lactantes (mulheres que estão em fase de amamentação).

Meningite C

De acordo com o Ministério da Saúde a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno e das virais na primavera e verão.

Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.

Mais notícias

Vídeos