Mais Lidas
Leia Mais
Região
Cidades da região mostram sua identidade gastronômica no Festival Sabores das Villas
Divulgação
Publicado em: 30/05/2023 - 16:50
No último final de semana, o Festival Gastronômico Sabores das Villas passou por mais quatro cidades da Região Turística Villas e Fazendas. No sábado, dia 27, três cidades receberam a festa. Em Caranaíba, o evento aconteceu no Parque de Exposições, com início às 19h e reuniu um grande público. As atrações culturais foram apresentadas pelas Guardas de Congado Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Rosário e Sociedade Musical Gloriense. Os shows, Vicente Amaral e Banda Farreia agitaram a noite. E três foram os pratos servidos em Caranaíba: “A vaca foi pro brejo”; “Boi no toco” e “Oh, Glória”, dos estabelecimentos Campestre Burguer e Pizzaria, Buteco do Tito e The Trurth Burguer.
A cidade de Piranga também recebeu o festival e teve uma noite animada e repleta de opções gastronômicas para os participantes. Os shows apresentados por Raylan Oliveira e Revelassamba e levaram ainda mais alegria para a festa. E os doze pratos servidos pelos estabelecimentos locais, como o Puleiro do Zé, Ponto de Parada O Tropeiro, Galpão da Tita, Bar do Nem, Restaurante João Louro, Espaço Serigueia Buffet e Cerimonial, Natureb’s Gourmet, Let’s Drink Choperia, Bar e Lanchonete Central, Delíriu’s Bar – O Bar do Romeu, Bar e Lanchonete Dalila e Ponto Certo Bar e Lanchonete, certamente despertaram o paladar dos presentes. Com nomes criativos e sugestivos, como "Frango no Puleiro", "Angu Tropeiro Crocante" e "Costela Embriagada", cada prato apresentou um sabor único e característico da culinária regional de Piranga.
Mesmo com o frio que tem feito na região, o público compareceu em peso em Santana dos Montes para prestigiar a festa e provar as delícias gastronômicas oferecidas pelos estabelecimentos locais. Os pratos apresentados pelo Bar da Aparecida, Hotel Fazenda da Chácara e La Bodega Santanense, como o "Dupla Caipira", "Combinadinho Mineiro" e "Prato Montes Verdes", mostram a diversidade da culinária local e a criatividade dos chefs. As atrações culturais, como a Guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário, Banda de Música Sociedade Musical São José de Joselândia, Projeto Violão dos Montes e Escola de Viola Chico Lobo, além dos shows de Márcio Zaum e Diego Chocolate, enriqueceram ainda mais a noite e proporcionaram um ambiente agradável para os participantes.
No domingo, 28, foi a vez de Queluzito. O evento realizado no Parque de Exposições reuniu muitas pessoas, que puderam prestigiar e desfrutar dos pratos oferecidos pelos cinco estabelecimentos locais: Uai Sô Bar e Lanchonete, Mr. Melk, Doces Duas Porteiras, Gaia Selecionados e Stephanie Reis Confeitaria Artesanal. Cada prato apresentado, como o "Sou Mineiro Uai", "Mr. Melk à Caipira", "Trem de Santo Amaro", "Casadim de Jiló com pimenta" e "Ouro de Minas", certamente trouxe sabores e aromas únicos da gastronomia regional de Queluzito. As atrações culturais, como apresentações de balé, teatro e shows com Rogério de Castro e Samantha Carpinelli, deram um toque especial à festa e fizeram com que os participantes passassem momentos agradáveis em um ambiente acolhedor e descontraído.
O Festival Gastronômico Sabores das Villas tem como objetivo promover o turismo gastronômico na Região do Circuito Villas e Fazendas, valorizando a culinária regional e os chefs locais. O projeto, realizado pelo Circuito Villas e Fazendas em parceria com as prefeituras associadas desde 2018, se tornou o maior Festival Gastronômico de Minas Gerais, sendo realizado em 12 cidades diferentes, durante 30 dias. O evento é uma oportunidade para mostrar a riqueza da gastronomia local para um público amplo e proporcionar um ambiente agradável para quem procura explorar novos sabores e culturas.
As edições municipais acontecem nas cidades participantes, enquanto a Etapa Regional acontece em Conselheiro Lafaiete nes fim de semana, dias 3 e 4 de junho, onde os participantes podem experimentar pratos de diversas cidades e chefs. Tudo isso só é possível graças ao patrocínio de empresas como Sebrae, através do Prepara Gastronomia, Sicredi e Acias Lafaiete, que ajudam na realização do Festival e contribuem com o desenvolvimento da região.