Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Novo prédio da escola Meridional será inaugurado em julho
Divulgação
Fotos: Rafael Maia
Publicado em: 21/06/2023 - 16:58
Os alunos da escola municipal Meridional, em Lafaiete, irão retornar às aulas, após o recesso de julho, nas novas instalações escolares. A inauguração do prédio está marcada para o dia 14 e o início das atividades será no dia 31. Neste mês de junho, alunos, pais, professores e funcionários têm tido a oportunidade de conhecer o espaço que irá receber os estudantes desta escola centenária do bairro Morro da Mina.
Aos poucos, os sons das furadeiras, martelos e máquinas da obra dão lugar às conversas agitadas, ao barulho dos passos apressados, típicos de crianças e adolescentes, e às vozes das professoras.
Ao descerem do ônibus, na porta da nova escola, já é possível observar nos olhos dos alunos a curiosidade e ansiedade para conhecer o espaço que, em breve, fará parte do dia a dia deles.
À medida que entram, as expressões passam a ser de alegria e até de espanto. A aluna Joana Beatriz Souza, do 7º ano, conheceu a nova escola no dia 12 de junho e explicou o que sentiu.
“Estamos ansiosos para estudar aqui, porque vai ser muito mais legal. Aqui tem mais espaço para a gente. Foi muito interessante ver como será a biblioteca, a sala de ciências, a quadra, o refeitório, que é enorme”, descreveu.
Joana e seus colegas de sala paravam em cada novo espaço da escola para registrar tudo em fotos no celular.
Melhoria no ensino
Por parte dos professores e funcionários, a expectativa é semelhante. Professora de História, Mauricéia Ferreira Maia, acompanhou seus alunos na visita, e explicou como o trabalho vai mudar daqui para a frente.“Aqui vamos ter mais condições para trabalhar porque tem mais instrumentos pedagógicos, um espaço maior, claridade e segurança”.
Entre os principais ganhos que os alunos terão, Mauricéia falou sobre como a estrutura moderna do prédio vai influenciar no desenvolvimento deles. “A escola antiga não tinha laboratório e até mesmo muitas faculdades não têm tanto recurso como teremos aqui. Os alunos vão poder fazer vários experimentos e isso enriquece muito o aprendizado. A biblioteca também é moderna, com muitos computadores, as salas serão equipadas com TVs bem grandes e conectadas à internet, e essa modernidade aplicada na educação terá um resultado bem positivo”.
Ela acredita que os alunos ficarão mais participativos e que até a frequências nas aulas irá melhorar. Durante a visita, eles já têm demonstrado entusiasmo, com perguntas e curiosidades sobre a obra e como será o funcionamento do espaço.
Comunidade
As novas instalações da escola terão uma arena, que irá permitir a prática de diversas modalidades esportivas e a realização de eventos, já que tem palco e arquibancada.
“É uma melhoria não só para os alunos, mas também para a comunidade. A gente vai poder fazer outros eventos aqui. Desconheço na nossa região outra escola que tenha esse tamanho, essa qualidade, esse formato moderno e arrojado. É uma escola do futuro”, definiu.
O engenheiro da Vale, responsável pela obra, Mário Zanforlin, explicou que a escola foi construída com um material moderno que tem capacidade de equilibrar a temperatura entre os ambientes internos e externos e, da mesma forma, os ruídos, de maneira que as atividades realizadas do lado de fora não irão atrapalhar as turmas que estiverem dentro de sala de aula. “Importante falar também da grande preocupação que tivemos com a acessibilidade, e sendo assim a Escola estará pronta para receber todos os alunos com conforto e segurança. Foi uma obra feita com muito cuidado e carinho, e é com alegria que a gente se prepara para fazer essa entrega que será um legado para muitas gerações de Conselheiro Lafaiete.
A obra da nova escola é uma compensação social da Vale para a comunidade escolar, devido à realocação preventiva dos alunos, ocorrida em 2020.