Mais Lidas
Leia Mais
Saúde
De ansiedade até dente mal posicionado: saiba o que é, as causas e tratamento do bruxismo
Divulgação

Reprodução Internet/ divulgação

Publicado em: 22/06/2023 - 09:38
O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste, perda óssea e fratura nos dentes.
Essa disfunção de acordo com o cirurgião-denstista, Marcelo Albuquerque, provavelmente está relacionada a fatores genéticos, estresse, tensão, ansiedade e problemas de oclusão.
"Não se sabe o porque, mas o bruxismo acomete 15% das crianças e indistintamente homem e mulher.
Além do desgaste e da fratura nos dentes, também pode provocar dores de cabeça, zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e músculos da face, estalos ao abrir e fechar a boca e alteração do sono", explica o expecialista.
Segundo Marcelo,não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo. Medicamentos ansiolíticos são úteis para o controle dos quadros de estresse e ansiedae que podem estar associados, mas não são a causa do distúrbio que, aliás, não está suficientemente esclarecida.
"O recurso mais indicado para o controle são as placas miorelaxantes, que são moldadas de acordo com o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e reduz o trauma que provoca o desgaste e o abalo dos dentes", comenta.
O especialista listou algumas recomendações
- Consulte o cirurgião-dentista com regularidade;
- Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada;
- Procure não morder sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis ou canetas, e é necessário também evitar roer as unhas;
- Faça atividade física, para ajudar a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes;
- E nunca se esqueça de fazer o uso sistemático da placa miorelaxante no período do sono, e se observar o problema no período diurno faça também o uso da Placa sempre que possível.
Marcelo Augusto Albuquerque, cirurguão-dentista