Mais Lidas
Leia Mais
Política
Itália: Governo Federal discute questão climática no mundo e presidente do Brasil se encontra com o Papa
Divulgação
Publicado em: 22/06/2023 - 18:20
Em declaração à imprensa após a última agenda oficial em Roma, nessa quarta-feira (21/6), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a importância da viagem à Itália, na qual se encontrou com lideranças políticas e como Papa Francisco, para recolocar o Brasil no centro da discussão sobre a questão climática no mundo.
A pauta de sustentabilidade e preservação ambiental, com atenção ao potencial brasileiro no esforço mundial para a redução de emissões de carbono, foi um dos pontos das conversas que o líder brasileiro teve com o presidente da Itália, Sergio Mattarella; com a primeira-ministra, Giorgia Meloni; e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
"A minha viagem foi uma viagem de recolocar o Brasil no centro das discussões sobre a questão climática no mundo. O Brasil é um país muito importante. Tem, possivelmente, a matriz energética mais limpa do mundo, e tem compromisso de zerar desmatamento na Amazônia até 2030", disse Lula, ao lado do prefeito Gualtieri, em coletiva à imprensa após o encontro.
O presidente Lula agradeceu a solidariedade do prefeito de Roma – com ele e com o Brasil – e disse torcer para que ele faça uma boa administração. "Fiquei feliz quando soube que Gualtieri era candidato, e mais feliz ainda quando soube que ele ganhou as eleições. Hoje, além de amigo, sou torcedor fervoroso para que ele faça uma extraordinária administração na cidade de Roma".
Gualtieri também se declarou feliz com a volta de Lula à Presidência do Brasil. Segundo ele, a eleição do presidente – "sonho que tive e que aconteceu" – representa a saída do Brasil de um período nebuloso, processo muito importante tanto para os brasileiros como para a comunidade internacional.
"Todos sabem desse afeto que tenho com o Brasil. O Brasil está vivendo melhorias a cada dia. Quero sublinhar a importância do papel do Brasil para o mundo. Com a guia do presidente Lula, isso é fundamental. Queremos dar nosso apoio total e incondicional ao presidente Lula”, atestou. Antes do encontro com o prefeito (e depois de encontrar o Papa no Vaticano), Lula foi recebido com honras de chefe de Estado pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.