Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Para além da beleza, misses desempenham também um importante papel social
Divulgação
Publicado em: 09/07/2023 - 20:20
Há controvérsias quanto ao começo, mas, oficialmente, o concurso para a escolha da Miss Brasil passou a ser realizado a partir de 1954, quando a baiana Martha Rocha assumiu o cargo. Desde então, o papel da miss na sociedade e sua representação sempre foram motivo de discussões. Conforme defende a organizadora do Concurso Miss Conselheiro Lafaiete, Letícia Faria, “diferente do que algumas pessoas ainda pensam, ser miss não é só beleza. Miss é cultura, representatividade e o mais importante: é dar voz a outras mulheres. Elas querem se conectar com as misses através dos seus propósitos, projetos sociais, ideologias”, afirma.
Essa vontade de se tornar miss começa quase sempre na infância. O diretor nacional do Concurso Mini Miss Brasil, Cássio Pardo, detalha que cerca de 70 crianças participam de cada concurso com representantes de quase todos os Estados. “Para elas, é sempre uma festa. Crianças não precisam abdicar de nada. Elas só fazem preparação como aulas de passarelas, teatro. Durante o concurso, a programação é toda infantil”, explica o diretor. Cássio ainda ressalta que as mães apoiam até onde os filhos querem.
É o que fez a mãe da Miss Teen Global Beauty Minas Gerais 2023, Júlia Rezende, Maria das Graças de Souza Rezende: “Desde pequena, a Júlia adorava fingir ser modelo. Ficava fazendo poses, pedia para tirar fotos e sempre ficava desfilando nos corredores. Dei todo apoio para que ela realizasse seu sonho de algo voltado para isso, mas ela sempre foi independente. Sozinha, pesquisava coisas e corria atrás de tudo. Nós ajudamos com apoio”, declarou.
E com apoio da mãe Júlia fez vários workshops de modelo, até que um dia conheceu o mundo miss, que a interessou: “Já no meu primeiro concurso fui eleita Miss Teen Conselheiro Lafaiete 2021. Eu me dediquei bastante para esse título. E assim que ganhei, comecei minha preparação para representar Conselheiro Lafaiete em um concurso estadual e fui eleita Miss Teen Global Beauty Minas Gerais 2023”, revela a miss Júlia Rezende.
Mas e quanto a consciência social? Ela já pode ser trabalhada com as crianças, sem pressioná-las? O especialista em miss, Paulo Filho afirma que sim. “Nesses projetos, já conseguimos realizar ações sociais que trazem para as minimisses a consciência de que nem todas as crianças têm as mesmas oportunidades, e que ela, como “miss infantil”, pode sim ser e fazer a diferença” declara, com a autoridade de quem integra este ano a comissão julgadora do Miss Universo Brasil e vai acompanhar as brasileiras em competições na Polônia, Colômbia, Costa Rica e Espanha.
Desde o ano passado, Sândylla Christie representa a cidade de Conselheiro Lafaiete por Minas e pelo Brasil. Ela tem a consciência de que seu papel vai além de carregar a faixa e a coroa de miss: “Vejo como uma oportunidade de promover a diversidade, a inclusão e a igualdade por meio de ações, campanhas de conscientização sobre questões sociais relevantes e participação em atividades de responsabilidade social”, afirma.
Concurso Minimiss Brasil
Júlia Rezende. Miss Teen Global Beauty Minas Gerais 2023
Sândylla passou sua faixa e coroa para a vencedora deste ano, Tamiris Azevedo
Letícia Faria, organizadora do Concurso Miss Conselheiro Lafaiete