25º
Cons. Lafaiete

Vivendo melhor

Alimentação e longevidade: como cuidar da saúde na terceira idade


Divulgação

Divulgação

Frances Elen
[email protected]

Publicado em: 22/07/2023 - 07:41

Siga o Correio Online no Google News

Luiza Maria Maximiano Bedran Bittencourt  (CRN9 27378)

Contato: @luizabedrannutri

Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2025 o Brasil ocupará o sexto lugar no ranking mundial em relação ao número de idosos. É notório o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida e, com isso, percebe-se também mudanças no perfil epidemiológico, com predomínio nas doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, obesidade, câncer e problemas cardiovasculares).

Sou dentista, nutricionista com formação em Nutrição Funcional e professora. Amo a área da saúde e sou apaixonada pelo processo de controlar doenças ou evitá-las através de uma alimentação equilibrada.

O processo de envelhecimento traz consigo modificações fisiológicas, tais como alterações no paladar, olfato, digestivas (trânsito gastrointestinal mais lento, menor secreção gástrica, maior tendência a intolerâncias alimentares), como também alterações morfológicas, bioquímicas, restrição de mobilidade, uso de mais medicações. Por isso, fica cada vez mais clara a importância de procurar entender melhor as causas para uma boa prevenção. 

Através de um plano alimentar individualizado, adaptando-se às necessidades específicas de cada indivíduo, é possível fortalecer o sistema imunológico, melhorar a função cognitiva e manter a saúde bucal, beneficiando os idosos em geral. Até com a prescrição de suplementos, quando necessário, o nutricionista pode lançar mão de estratégias específicas que irão prevenir doenças ou até mesmo fazer com que o paciente que já possua alguma delas, tenha mais qualidade de vida.

Uma nutrição adequada é parte essencial do envelhecimento saudável e pode adiar o aparecimento de doenças. Um bom estado nutricional é um componente essencial de saúde e parte relevante dos planos terapêuticos da maioria das doenças crônicas. Então, não deixem de procurar um ajuda profissional e garantir uma longevidade com qualidade de vida. “Comer bem para viver melhor”.

 

Mais notícias

Vídeos