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A importância da trincheira do Paulo VI para Lafaiete


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Frances Elen
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Publicado em: 02/09/2023 - 18:20

 

Salta aos olhos do mais incauto dos lafaietenses o martírio diário de ter que atravessar o perigoso e mortal trevo do bairro Paulo VI, na traiçoeira BR-040. A obra da trincheira, que se encontra licitada e ainda não foi iniciada por atrasos na burocracia, é deveras importante para a população local, em especial dos bairros da região sul, que incluem Paulo VI, Copacabana, Parque dos Ferroviários, Amaro Ribeiro e muitos outros.

A conclusão desse benefício, que vai ligar o prolongamento da rua Marechal Floriano Peixoto, na altura do Corpo de Bombeiros, à avenida Geraldo Plaza, nas proximidades do parque florestal Eurico de Figueiredo, é urgente sob vários aspectos. Primeiro, por que vai acabar de vez com a via crucis da travessia da BR pelo trevo do Paulo VI e, segundo, porque tira um peso de uma tonelada das costas dos moradores da região, que perdem um tempo precioso todos os dias para aguardar a oportunidade para transpor a perigosa travessia.

Necessário se faz, no entanto, que as autoridades, principalmente a prefeitura de Lafaiete, acelerem as ações de forma a resolver os imbróglios jurídicos e fiscais para que a obra seja, de fato, iniciada. Não é possível que em pleno ano de 2023 ainda se permitam travessias como a do trevo do Paulo VI, numa rodovia que liga o Rio de Janeiro a Belo Horizonte e também Brasília. Não podemos permitir que essa situação perdure por mais tempo e que continue matando e deixando pessoas doentes, física e mentalmente.

A nós, da imprensa, cabe o papel de cobrar do poder público e mostrar, quantas vezes forem necessárias, a importância dessa trincheira para uma cidade cortada pela rodovia e com mais de 131 mil habitantes. Nos mais de mil km da BR-040 não há travessia tão perigosa aos seres humanos como a de Lafaiete. Para relembrar, o drama começa no Paulo VI, para quem vem do Rio, segue pelo acesso do Corpo de Bombeiros, passa pelo supermercado Mart Minas, a ponte estreita do São Dimas, o viaduto da rua do Areal, o trevo norte de CL até desembocar na muvuca da Barreira.

Na região da Barreira, impera a lei do mais forte e, sobretudo, do mais rápido. Apesar dos quatro quebra-molas, as vias laterais são uma bagunça e não tem piso, prevalecendo os buracos, a poeira no inverno e o barro preto na época de chuva. Ou seja, a BR-040, que deveria ser um ponto positivo para Lafaiete, é só problema e motivo de caos. Atravessá-la na Barreira é outra tarefa inglória e custa, a cada tentativa, de 10 a 30 minutos preciosos da vida do chofer. É por essas e também por muitas outras, que urge resolver esses problemas em curto tempo, antes que muitos de nós sejamos engolidos por essa estrada que deveria ser a solução e hoje é um grande problema para todos nós.

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