Mais Lidas
Leia Mais
Região
Jubileu 2023: saiba os itens autorizados e as regras para comercialização de alimentos
Divulgação
foto: prefeitura de Congonhas
Publicado em: 04/09/2023 - 09:20
A Secretaria de Saúde de Congonhas, por meio da Vigilância Sanitária, divulgou a lista de produtos permitidos para comercialização em barracas e por ambulantes durante o Jubileu 2023, que acontecerá de 7 a 14 de setembro. A medida visa garantir a segurança alimentar dos participantes do evento religioso.
Abaixo, confira a relação de itens autorizados:
1. **Picolés e sorvetes industrializados:** Devem apresentar rótulos de identificação.
2. **Quitandas:** Incluindo biscoitos de polvilho, pães sem recheio, bolos sem recheio e coberturas, biscoitos fritos. Estes produtos devem estar embalados e conter informações de data de produção e data de validade.
3. **Sorvete expresso:** Os equipamentos utilizados não podem ter etapas manuais, e os produtos devem ser de procedência industrial. Além disso, é obrigatória a limpeza diária do equipamento.
4. **Alimentos industriais embalados:** Isso inclui batatas fritas, salgadinhos de milho e pipocas.
5. **Frutas "in natura":** Devem ser embaladas em sacos plásticos transparentes para proteção.
6. **Maçã do amor:** Deverão estar embaladas em sacos plásticos transparentes para proteger o alimento.
7. **Bombons:** Devem estar embalados, protegidos do sol e possuir etiquetas com informações de data de fabricação e data de validade.
8. **Açaí:** Deve ser industrializado, com registro de identificação no rótulo. Deverá ser servido em potes de plástico e com colheres de plástico descartável.
9. **Café, chá e achocolatados:** As garrafas devem estar limpas, não podem ficar diretamente no chão, e os copos devem ser descartáveis. Utilize leite pasteurizado e esteja atento ao horário da produção e venda desses alimentos.
10. **Revenda de água mineral, refrigerantes e sucos industrializados:** É importante observar o lacre das garrafas.
A Secretaria de Saúde ressalta a importância dessas diretrizes para garantir a qualidade e segurança dos alimentos consumidos durante o Jubileu e promover a saúde de todos os participantes. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (31) 3732-0589 ou 3732-1916.
*Por Lílian Gonçalves*