25º
Cons. Lafaiete

Região

Capela centenária será reinaugurada em Catas Altas da Noruega nesta quinta-feira


Divulgação

Foto: Giovane Neiva/Divulgação

Rafaela Melo
[email protected]

Publicado em: 05/09/2023 - 16:33

Siga o Correio Online no Google News

 

A Capela de Nossa Senhora dos Remédios, datada do século XVIII, será reaberta nesta quinta-feira, dia 7, na comunidade de Jequitibá, em Catas Altas da Noruega, durante a Festa de Nossa Senhora dos Remédios. A centenária edificação estava nos últimos dois anos em restauração e ainda preserva características originais na parte interna e externa. Um dos destaques da igreja é o altar-mor e um anjo em madeira  que desce para coroar Nossa Senhora. Segundo o historiador Giovane Neiva, membro da Pastoral da Comunicação (Pascom), a expectativa da festividade é atrair mais de mil turistas no feriado.

A igreja restaurada tem origem na construção de uma ermida em 1752 pelo frei Francisco Vieira, que pertencia à Ordem da Santíssima Trindade (ou Ordem dos Trinitários), criada em honra ao Santíssimo Sacramento e à Nossa Senhora dos Remédios. A nova igreja foi consagrada em 1767 e está localizada no alto de um morro anunciada por um cruzeiro de madeira. Em períodos de epidemias e calamidades, como a de varíola e da gripe espanhola, a comunidade da região acorria à santa para pedir proteção da santa.

A reinauguração do templo dá início às comemorações da tradicional festa de Nossa Senhora dos Remédios. Ela é comemorada pela Paróquia de São Gonçalo do Amarante, em Catas Altas da Noruega, há mais 271 anos na comunidade de Jequitibá e é uma das mais antigas de Minas. Em meados do século XVIII, a capela teve como sacerdote o padre Bento de Souza Lima, político e dono de minas de ouro e engenho de cana-de-açúcar na região e também fundador da cidade de Santa Margarida e primeiro pároco de Lamim.

A festa de Nossa Senhora dos Remédios começará no dia 7, às 6h, com o ofício de Nossa Senhora cantado, missa com a participação das comunidades de Boa Vista e Santo Inácio e do bairro de São Gonçalo e cerimônia de reinauguração da capela. Ela se estende até domingo com a apresentação do Reinado e de bandas de Congado, missa no adro da capela e procissão, se encerrando com almoço e leilões de gado.

Fonte: O Tempo

Mais notícias

Vídeos