Mais Lidas
Leia Mais
Região
Festa de Santa Efigênia: fé, tradição e cultura afro-mineira movimentaram Piranguita
Divulgação
Fotos: José Geraldp
Publicado em: 16/09/2023 - 11:32
Nesta reportagem, o agente cultural e pesquisador, José Geraldo, registrou a manifestação de fé e cultura do distrito de Piranguita, localizado a 15km de Rio Espera, durante a festa de Santa Efigênia.
O rei festeiro desse ano é Renê Diógenes. Ele juntamente com os outros membros da comunidade, organizaram com esmero um ritual de cultura e tradição, uma profusão de cores e musicalidade a comunicar ao mundo que ali respira Mãe África com sua mais cara e bela alma ancestral, poética.
Fazenda Monte Libano
A procissão, após farto almoço para todos os presentes, percorre estradas em busca do rei e da rainha. Vão a seus palácios tocando rezas, cantando louvores e agradecendo à Mãe Efigênia pelo dia. E o dia se abre num azul mágico para também colorir essa procissão de costumes e solidariedade afro. "O nobre cortejo, no calor da tarde, com seu séquito e devidas honras, vai chegar à simples (porém ricamente adornada) igreja para os ritos finais. Após a missa, rei e rainha passam o mandato e cetro para o reinado do ano seguinte, que vai se responsabilizar pela continuidade dessa tradição mágica", relata José Geraldo.
Piranguita, o mais populoso distrito de Rio Espera
A capela de Santa Efigênia tem mais de 20 anos e foi construída pelos moradores da comunidade, através de doações e ajuda: "Ao visitar Piranguita, não deixe de visitar a comunidade que está a apenas 3 km desse que é o maior distrito do município de Rio Espera. E a entrada para o Moreiras é logo após a monumental Fazenda Monte Líbano, que merece uma parada para fotos da estrada. A fazenda não é aberta á visitação", concluiu o pesquisador.
Fonte e fotos: José Geraldo - Agente cultural em Santana dos Montes e pesquisador das histórias e encantos do Alto Vale do Piranga