Mais Lidas
Leia Mais
Região
Começam as restaurações das capelas e esculturas de Aleijadinho em Congonhas
Divulgação

Divulgação / PMC / Hugo Cordeiro

Publicado em: 15/10/2023 - 17:20
Teve início, em Congonhas, as restaurações das capelas e esculturas de Aleijadinho. Serão realizados serviços especializados de desinfecção, pelo método “anoxia”, nas esculturas e peças da capela da Santa Ceia, que fazem parte do conjunto de obras do mestre Aleijadinho dispostas no adro da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos,
A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Gestão de Cidades, através da Diretoria de Patrimônio, informou que trata-se de importante ação de preservação do patrimônio histórico e artístico local: “Há vários anos não acontecia e essa ação vai proporcionar maior salvaguarda e longevidade aos monumentos que fazem parte do conjunto tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade em Congonhas”.
Na capela da Santa Ceia, a desinfecção será nos dois armários, mesas, tablado e banco, além das esculturas que se encontram ali dispostas. Elas já passam pelo processo inicial de embalagem. Os procedimentos serão acompanhados por equipe técnica especializada da Prefeitura, Iphan e empresa contratada. Além disso, todas as forças de segurança foram acionadas e as medidas adotadas para agir sob qualquer possível eventualidade durante o processo. De acordo com projeto técnico, o trabalho tem previsão de 8 meses.
Por: Daniel Palazzi – Comunicação Prefeitura de Congonhas
Foto: Hugo Cordeiro