25º
Cons. Lafaiete

Região

Congonhas: restauração e inovação garantem a preservação do Patrimônio Cultural


Divulgação

foto: prefeitura de Congonhas

Natália Coelho
[email protected]

Publicado em: 04/06/2024 - 11:20

 

Após uma década, em 2023, a Basílica do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas celebra um marco importante na preservação de seu valioso patrimônio cultural. As icônicas esculturas dos doze profetas, obra-prima do renomado escultor Aleijadinho, passaram por um meticuloso processo de desinfecção. Essas magníficas peças, esculpidas em pedra sabão, receberam a aplicação de biocidas para assegurar sua longevidade e integridade.

Este ano, a prefeitura de Congonhas introduziu um método inovador para a desinfecção das 64 imagens sacras dos jardins do Santuário, conhecido como método de anóxia. Esse procedimento, que priva os objetos de oxigênio para eliminar microorganismos, destaca-se como uma das mais avançadas técnicas de preservação de arte sacra.

Paralelamente, as capelas que compõem os passos da Paixão de Cristo passaram por uma profunda limpeza e reparos. A capela da Santa Ceia, em particular, está sendo reformada para resolver problemas de infiltração que ameaçavam a integridade da estrutura e das obras ali presentes.

O Governo Municipal também investiu no restauro de várias imagens sacras, as chamadas “Imaginárias”, que são peças fundamentais do acervo cultural de Congonhas. Estas obras pertencem não só à Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, mas também à Matriz de Nossa Senhora da Conceição e à Igreja do Rosário. O cuidadoso trabalho de restauração tem como objetivo devolver a essas imagens a sua beleza original e garantir sua preservação para as gerações futuras.

 

Mais notícias

Vídeos