Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Empresário: como anda seu planejamento estratégico?
Divulgação
foto: divulgação
Publicado em: 06/06/2024 - 17:20
O planejamento estratégico fornece uma visão clara da empresa, da sua identidade e dos seus objetivos e ajuda a antecipar os riscos na tomada de decisões a curto e longo prazo.
É muito significativo para os gestores e os funcionários da empresa perceberem a importância do planejamento estratégico bem como seguir as ações propostas por esse planejamento. É absolutamente imperativo ter uma visão de curto, médio e longo prazo para a organização crescer no mercado.
Vantagem competitiva no mercado
Uma empresa com um plano em mãos e uma estratégia em mente, realiza suas metas e objetivos perante seus concorrentes no mercado, ganhando vantagem competitiva.
Torna a empresa proativa por natureza
A realização da importância do planejamento estratégico ajuda a organização a ser mais proativa, em vez de ser reativa às questões e problemas futuros na consecução das metas e objetivos.
Aumenta a produtividade e a eficiência operacional
Com a estratégia e o plano adequados, há um aumento nos níveis de produtividade e eficiência operacional de toda a empresa.
Maiores vendas e lucros
Quando a empresa segue o planejamento estratégico em cada uma de suas facetas e operações de negócios, está rapidamente avançando no sentido de atingir o objetivo de maiores vendas e lucros.
Minimiza riscos
O planejamento estratégico e faz com que cada movimento compreenda as nuances e os meandros, o fator de risco é mínimo.
O que deve ser levado em conta em um planejamento estratégico?
Alguns pontos que devem ser considerados pelas empresas para entender como fazer um planejamento estratégico assertivo são:
· cenário atual e identidade do negócio;
· objetivos e metas a serem alcançados;
· definição clara de responsabilidades e funções;
· engajamento e alinhamento do time com o plano.
Fazer um diagnóstico da empresa
O primeiro passo é entender o contexto atual da empresa para ter uma visão clara das necessidades, problemas e oportunidades de melhoria. Para isso existem algumas perguntas a serem feitas:
· Onde a empresa está?
· Onde ela deseja chegar?
· Quais as forças e fraquezas do negócio?
· Quais são os valores, a missão e a visão da empresa?