25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Empresário: como anda seu planejamento estratégico?


Divulgação

foto: divulgação

Natália Coelho
[email protected]

Publicado em: 06/06/2024 - 17:20

 

O planejamento estratégico fornece uma visão clara da empresa, da sua identidade e dos seus objetivos e ajuda a antecipar os riscos na tomada de decisões a curto e longo prazo.

É muito significativo para os gestores e os funcionários da empresa perceberem a importância do planejamento estratégico bem como seguir as ações propostas por esse planejamento. É absolutamente imperativo ter uma visão de curto, médio e longo prazo para a organização crescer no mercado.

Vantagem competitiva no mercado

Uma empresa com um plano em mãos e uma estratégia em mente, realiza suas metas e objetivos perante seus concorrentes no mercado, ganhando vantagem competitiva. 

Torna a empresa proativa por natureza

A realização da importância do planejamento estratégico ajuda a organização a ser mais proativa, em vez de ser reativa às questões e problemas futuros na consecução das metas e objetivos.

Aumenta a produtividade e a eficiência operacional

Com a estratégia e o plano adequados, há um aumento nos níveis de produtividade e eficiência operacional de toda a empresa.

Maiores vendas e lucros

Quando a empresa segue o planejamento estratégico em cada uma de suas facetas e operações de negócios, está rapidamente avançando no sentido de atingir o objetivo de maiores vendas e lucros.

Minimiza riscos

O planejamento estratégico e faz com que cada movimento compreenda as nuances e os meandros, o fator de risco é mínimo. 

O que deve ser levado em conta em um planejamento estratégico?

Alguns pontos que devem ser considerados pelas empresas para entender como fazer um planejamento estratégico assertivo são:

·         cenário atual e identidade do negócio;

·         objetivos e metas a serem alcançados;

·         definição clara de responsabilidades e funções;

·         engajamento e alinhamento do time com o plano.

Fazer um diagnóstico da empresa

O primeiro passo é entender o contexto atual da empresa para ter uma visão clara das necessidades, problemas e oportunidades de melhoria. Para isso existem algumas perguntas a serem feitas:

·         Onde a empresa está?

·         Onde ela deseja chegar?

·         Quais as forças e fraquezas do negócio?

·         Quais são os valores, a missão e a visão da empresa? 

Arquivo

Mais notícias

Vídeos