25º
Cons. Lafaiete

Política

Francis Mouton anuncia pré-candidatura coletiva em Lafaiete


Divulgação

foto: divulgação

Natália Coelho
[email protected]

Publicado em: 14/07/2024 - 17:20

Representantes da 1ª pré-candidatura coletiva de CL: Francis Mouton, Juliene Galvão, João Vicente e Leáh Drummond

Pré-candidato a vereador em Lafaiete, o vice-presidente do PT local, Francis Maurice Hubert Mouton explicou que está participando, nesse pleito, de uma candidatura coletiva: “Em La­faiete, é uma novidade, mas já tem uns 10 anos que existe essa possibilidade de candidatos comparecerem na urna. Aparece só uma foto na urna, mas, na verdade, nós somos 4: duas mulheres e dois homens”, revelou. Além de Francis, participarão da candidatura: João Vicente, filiado já há muitos anos no PT, Juliene Galvão, que há pouco tempo também ingressou no partido, e Leáh de Oliveira Drummond. Segundo Francis, o grupo se reúne semanalmente: “Já estamos traçando como vai ser o nosso jeito de trabalhar. Se, por acaso, conseguirmos ocupar uma das 13 vagas na Câmara Mu­ni­cipal, teremos esse sistema de ‘co-vereadores’.

Os quatro não vão poder estar presentes na hora das reuniões, dentro do recinto dos vereadores, ao mesmo tem­po, mas irão acompanhar, como a população deveria também fazer. E o tempo todo vamos trabalhar juntos. Vamos dividir as tarefas”, afirmou. Francis acredita que, nessa modalidade, o trabalho legislativo fica mais abrangente: “A gente vai poder se desdobrar; participar das reuniões, ir até a periferia, reunir mais com entidades. Trata-se de um mandato mais representativo e participativo.

Desde que eu cheguei da Bélgica, sempre gostei de mexer com mutirões, com grupos de pessoas. Na igreja, são os grupos de reflexão. A mobilização é fundamental”, ressaltou. O mandato coletivo é mais representativo porque abrange várias bandeiras: “Sempre fui defensor da escola integral, alimentação saudável, agricultura familiar, meio ambiente, moradia digna e reciclagem”, lembrou o professor Francis. A Juliene milita mais na cultura e na luta contra o racismo. Leáh Drummond, que compõe também a candidatura, é moradora do bairro Siderúrgico: “Estou engajada em razão dos animais. Sou vegana e sempre fiz trabalhos voluntários. Nossa cidade, apesar de bem assistida na castração de animais, ainda tem alguns cães espalhados nas ruas. É nosso sonho trazer o SUS Animal para uma cidade como Lafaiete”, declarou. João Vicente Gomes, por sua vez, disse ter passado pela militância estudantil e sindical: “Fui diretor de escola, lecionei e tenho uma vivência muito boa nessa questão da política urbana”, considerou. Segundo Gomes, na eleição de 2016, houve 13 candidaturas coletivas no Brasil. Em 2018, foram 257: “Este ano, o sistema deve crescer mais ainda”, aposta.

Mais notícias

Vídeos