25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Símbolos de Lafaiete, ipês iniciam florada e embelezam a cidade


Divulgação

Fotos: P. de Souza

Rafaela Melo
[email protected]

Publicado em: 29/08/2024 - 15:21

Siga o Correio Online no Google News

Na avenida Professor Manoel Martins, o belíssimo ipê chama a atenção pelas flores amarelas, que contrastam com o céu azul

A beleza dos ipês sempre chama a atenção de quem percorre Lafaiete, nessa época do ano. Em vários pontos da cidade, belas e majestosas árvores colorem de roxo, rosa ou branco as ruas e avenidas. Entretanto, o maior destaque é mesmo para os ipês amarelos, àrvores símbolos de Lafaiete desde o ano de 2014. O contraste com o azul do céu torna a visão ainda mais impactante e, quando as flores caem, criam um belo tapete, levando vida à frieza do asfalto. 

Uma boa oportunidade para conferir esse espetáculo é passar pela avenida Professor Manoel Martins, no centro de Lafaiete, mais especificamente, na altura do restaurante Queluz de Minas. Naquele local, o frondoso ipê, que carrega mais de 40 anos de história, encanta a todos com sua florada, sempre no mês de agosto, prolongando-se até o começo de setembro. É impossível não lançar os olhos sobre tamanha beleza. Muitas pessoas param para tirar fotos, que circulam pelas redes sociais e eternizam belas imagens.

Muita gente não sabe, mas existem vários tipos de ipês, compondo espécies do gênero Tabebuia e Handroanthus. O ipê é uma árvore presente em todas as regiões do Brasil. Por ser caducifólia, a espécie perde todas as folhas, que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. São árvores de grande porte, que gostam de calor e sol. Embora proporcionem um belíssimo espetáculo, os ipês não costumam manter a coroa de flores por muito tempo. Em muitos casos, elas caem em apenas uma semana. Por isso, o momento é ideal para passear por Lafaiete, em busca desse verdadeiro show, que brevemente a natureza nos proporciona.

 

 

Mais notícias

Vídeos