Mais Lidas
Leia Mais
Pascoa e chocolate, qual a melhor opção para consumir
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
[email protected]
(31) 99880-2324
Publicado em: 08/04/2022 - 00:00 |
A Páscoa é um período em que o chocolate ganha destaque, e muitas pessoas acabam exagerando no consumo. Portanto sabemos que é um alimento muito calórico e gorduroso, por outro lado um outro alimento que faz parte do cardápio nesse momento são os peixes que por ser rico em ômega 3 é um aliado para saúde cardiovascular.
O bacalhau, a grande atração do almoço, pode ser apresentado em diversas formas: desfiado, servido em postas ou em lascas. Mas é preciso todo um cuidado no preparo. Um dessalgue correto é o primeiro passo para o sucesso da receita. Os hipertensos devem ter atenção em dobro no pre preparo, é necessário deixar o peixe por mais tempo de molho, além de realizar as trocas mais frequentes de água.
Vale ressaltar mais uma dica de ouro para o preparo do bacalhau: regue com azeite de oliva é rico em gordura monoinsaturada sendo benéfica para o coração, além de propiciar substâncias antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres, a oxidação do colesterol, o acúmulo de placas de gorduras nos vasos sanguíneos e também o envelhecimento das células.
Algumas pessoas não toleram bem o bacalhau, fique tranquilo é possível substituir por pescada, salmão, linguado, sardinha, que são ricos em ômega 3. A pascoa é um momento em que devemos aproveitar essa tradição e usufruir desses deliciosos e saudáveis alimentos constantemente em nossa refeição
De um modo geral não há diferença de qualidade entre peixe fresco e peixe congelado, mas alguns cuidados com a conservação e o transporte do alimento devem ser levado em consideração. Então o consumidor deve observar o brilho dos olhos, a cor e o odor do pescado. Sua consistência deve ser firme e a carne não deve afundar ao sofrer a pressão dos dedos.
Se a compra do peixe for na versão congelada, é importante observar para que o produto não descongele durante o seu transporte. Se isso acontecer, é aconselhável que o peixe não volte para o congelador e, sim, que seja preparado para consumo imediato.
Na escolha do chocolate, o amargo é o mais recomendado. Os benefícios dependem da quantidade de flavonoides que o chocolate contém, o que varia de acordo com o tipo de produto. Nos chocolates tipo amargo ou preto, com mais de 70% de cacau, as quantidades de flavonoides são maiores. Sendo assim são os mais indicados. Cabe ressaltar que quando o chocolate amargo é consumido na medida certa, ou seja, 30 gramas ao dia, os benefícios ultrapassam os malefícios pois contem minerais, magnésio, zinco, ferro e também antioxidantes (substancia que ajuda a acelerar o metabolismo, auxilia na saúde do coração e prevenção da hipertensão) Diante disso não precisa ser excluído da dieta, é necessário apenas consciência, moderação. Ele contém ainda substâncias que estimulam a produção de serotonina, hormônio que atua no sistema nervoso central, e proporciona a sensação de relaxamento e prazer.
Se tratando de calorias o campeão é o chocolate branco, além dos chocolates ao leite com oleaginosas, nozes ou castanhas. Em média, 100 gramas de chocolate têm cerca de 560 calorias. Outr o tipo éo meio amargo que possui menores índices de caloria : cerca de 475 a cada 100 gramas. Recomenda-se observar rotulo do ovo de pascoa e optar pela maior quantidade de cacau e menor em gordura e açúcares.
Lembrado do verdadeiro sentido da páscoa: ressureição de cristo!