25º
Cons. Lafaiete

Porque nosso nariz entope?


Nayara Costa
Nayara Carvalho Costa Matos

Publicado em: 05/06/2024 - 00:00 |

 

Fumaça, poeira, alergias e, principalmente, tempo seco: estes são alguns dos causadores da congestão nasal, responsável por tirar o sossego de crianças, adultos e idosos. Mas, porque o nariz entope e o que fazer para aliviar os sintomas? Vou falar um pouco melhor sobre isso na coluna de hoje.

O nariz tem um papel de grande importância no nosso sistema respiratório: ele é o responsável por filtrar, umedecer e aquecer (com o calor de vasos sanguíneos) o ar inspirado para que ele chegue da melhor forma aos pulmões, de onde o oxigênio será distribuído para o resto do corpo. Mas, nem sempre o nariz passa ileso ao desempenhar essas funções, e é aí que ele pode acabar entupido ou congestionado com muco.

O nariz entupido acontece pelo inchaço da mucosa, principalmente em uma estrutura na região inferior do nariz chamada concha nasal. Já a congestão, ocorre quando o batimento dos cílios diminui e a secreção se acumula e condensa no nariz.

Em geral, esse excesso de muco é produzido pelo corpo como uma reação imunológica por conta de gripes, resfriados e alergias, por exemplo. Além disso, estima-se que 2 em cada 100 infecções virais nessa região resultem numa infecção bacteriana, já que o muco e outros fluidos acumulados criam um lugar propício para a proliferação de bactérias.

Para prevenir os incômodos nasais, muitos especialistas recomendam a lavagem nasal com soro fisiológico. Ela “limpa” as impurezas que estão na mucosa, além de ajudar a manter a região hidratada, principalmente durante o tempo seco.

Já nos casos em que a congestão já está presente, além da lavagem com soro, o uso de descongestionantes de via nasal pode ser indicado. Eles ajudam a desinflamar os vasos sanguíneos da mucosa, o que traz o alívio dos sintomas e a melhora da respiração. O uso de aparelhos inaladores, tanto nasais, quanto de ambiente também pode ser benéfico para deixar o local mais úmido.

E aí, gostaram da coluna de hoje? Espero que sim! Um abraço e até semana que vem!

 

Do mesmo autor

Vídeos