25º
Cons. Lafaiete

Porque os cabelos caem?


Nayara Costa
Nayara Carvalho Costa Matos

Publicado em: 21/06/2024 - 00:00 |


Você está sofrendo com quedas de cabelo constantes? Ou percebendo que seus cabelos estão mais fracos e sem vida? Mas você sabe o porquê dessa queda toda? É justamente sobre isso que falo um pouco mais na coluna de hoje!

É preciso entender melhor sobre como se dá o ciclo do cabelo. Cada um de nossos fios passa por três fases:

- Anágena fase de crescimento do cabelo. Em um couro cabeludo com condições normais e saudáveis, dura em média de 2 a 6 anos.

- Catágena fase intermediária do ciclo de vida do cabelo. Dura de 1 a 2 semanas.

- Telógena fase de eliminação do ciclo de vida do cabelo. Dura de 5 a 6 semanas. Nesta fase, o cabelo cresce mais, mas permanece ligado ao folículo capilar. No final desta fase, o cabelo velho cai e é substituído por um novo folículo na fase Anágena, e então se inicia um novo ciclo do fio.

Durante esta fase, a proliferação de células é baixa ou nula, mais o crescimento é observado no eixo do cabelo. Quando o ciclo do cabelo é normal, a porcentagem dos fios na fase Anágena é entre 85 e 90%; já a fase Catágena afeta cerca de 1% do cabelo e cerca de 10 a 15% de cabelo encontra-se na Telógena.

No entanto, por diversas razões, o ciclo do cabelo pode ser alterado de forma anormal. Mudança da estação, estresse, ansiedade, desequilíbrio hormonal, nutricional, terapias medicamentosas, poluição, envelhecimento, queda na imunidade, excesso de produtos químicos, entre outras, e tem um efeito negativo sobre a fisiologia do cabelo. Neste caso, a porcentagem de cabelo na fase Anágenapode cair abaixo de 80% e na fase Telógena pode apresentar uma proporção maior do que 20% no total, tornando a perda de cabelo excessiva, acompanhada por um enfraquecimento da estrutura dos fios.

Por isso, se você tem notado uma queda considerável dos seus cabelos, é fundamental o acompanhamento de perto com um especialista. Para avaliar o real motivo das quedas e a linha de tratamento adequada.

Além disso, a combinação de um tratamento certo, estilo de vida mais saudável junto com o uso de produtos capilares adequados tendem a favorecer o crescimento saudável dos fios.

Espero que você tenha gostado da coluna dessa semana, um abraço e até a próxima!

Do mesmo autor

Vídeos