Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Como economizar água com algumas mudanças no dia a dia
Divulgação
Publicado em: 28/07/2016 - 00:00
Além do seu uso tradicional, ou seja, consumo e preparo de alimentos, a água potável e tratada também é utilizada para limpeza em geral ? banho, descarga, lavar as louças etc. Sua importância, no entanto, não fica restrita às residências: muitas indústrias atuais, como as de transformação, utilizam a água como parte do processo de fabricação dos seus produtos. Mas, apesar da água ser um componente vital para todas as atividades humanas e animais, muitas pessoas não se importam com o desperdício, ou apenas não pensam nas consequências disso. O que pouca gente sabe é que as pequenas atitudes no cotidiano de casa podem contribuir e muito para a economia de água.
Um dos momentos do nosso dia em que mais gastamos água é o do banho. Por isso, tomar banhos mais rápidos pode ser um passo importante na economia de água e energia. O ideal é que os banhos diários durem em torno de cinco minutos. É importante lembrar de fechar o chuveiro enquanto lava o cabelo ou ensaboa o corpo. Dessa forma, o consumo pode diminuir para até 45 litros de água a cada banho.
Outra boa dica é fechar a torneira durante o momento da escovação dos dentes. Essa atitude pode economizar até 12 litros por mês. Fique atento se a torneira está pingando constantemente, pois podem ser desperdiçados até 15 mil litros de água por ano. Pense que esse desperdício, além de ser maléfico do ponto de vista ambiental, também pesará no seu bolso. Outra alternativa pode ser substituir as torneiras convencionais por modelos com sensor, que interrompem o fornecimento de água em curtos intervalos.
Para lavar grandes espaços da casa, como garagens e quintais, você pode optar por aparelhos bastante econômicos, como as lavadoras de alta pressão. Esses equipamentos são uma alternativa eficiente para economizar água. As tradicionais mangueiras de borracha gastam, em média, 19 litros por minuto, enquanto as lavadoras de alta pressão podem reduzir o consumo para cinco litros no mesmo período. Assim, a economia chega a quase 75%, graças ao seu sistema mecânico e sua ponteira, que pressuriza o jato impulsionando as gotas com mais força, mas utilizando menos água.
Uma alternativa bastante simples, prática e econômica é o reúso da água. Seja da captação da chuva ou da lavagem da máquina de lavar, você pode utilizar a água de reúso para lavar o quintal, dar descarga ou até lavar o carro. Mas vale o aviso: ao reservá-la em recipientes e baldes, não se esqueça de mantê-los devidamente tampados, para evitar criadouros de mosquitos transmissores de doenças como a dengue.
Outro momento em que, comumente, gastamos muita água é na hora da descarga. A melhor saída para driblar o desperdício nesses casos são os vasos sanitários com caixas acopladas: elas gastam cerca de 6 litros de água, enquanto as convencionais gastam em torno de 20. É importante também ficar atento às descargas com defeito, já que elas acabam gastando mais água. Evite também jogar papel higiênico, fio dental ou outros tipos de lixo no vaso sanitário. Dessa forma, você previne entupimentos e evita acionar a descarga com frequência.
Marina Fernandez
Agência Conversion