25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Com queda drástica na renda, Asmarcol pede doações para reciclagem


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 03/08/2016 - 00:00

Os impactos da crise podem ser sentidos em vários setores. Inclusive no lixo que a cidade produz. Adequando o consumo à nova realidade financeira, os lares de Lafaiete passaram a dispensar menos resíduos recicláveis, como embalagens de leite e garrafas PET ? o que é natural. O problema, é que o que tem ido para o lixo não está sendo separado adequadamente, impossibilitando a reciclagem. Quem sente o impacto, neste caso, é o meio ambiente e a Associação dos Cata­dores de Material Reciclável de Conselheiro Lafaiete (Asmarcol). A entidade, que representa o sustento pa­ra, pelo menos, 12 famílias, está precisando de ajuda e conta com a sua colaboração para enfrentar o período difícil. Para isso, nem é preciso consumir mais: basta dar ao seu lixo o destino adequado e ele será transformado em renda para essas famílias.

Separadora de material reciclável, Ozana Felisbina Coelho, 54 anos, afirma que o impacto tem sido enorme na renda dos associados. "A gente saía para pegar o material e o caminhão voltava lotado. Mas, de janeiro para cá, tem vindo pouco material. Deve ter caído uns 50%. A gente precisa juntar uma quantidade mínima de material para mandar para BH, mas, este mês, ainda nem conseguimos chegar ao mínimo. Por isso, ainda nem recebemos. Tendo material, a gente recebe certinho, mas sem a meta de material a gente não tem ren­da", argumenta.

A crise também afetou a parte operacional da cooperativa: "Estamos com um caminhão só para fazer a coleta. Por isso, não tem como correr a cidade toda para recolher o material reciclável e contamos com o apoio das pessoas para nos ajudar. Então, ajuda muito quando as pessoas de boa vontade trazem pra gente. Hoje, a maior parte desse material vem de supermercados e nos ajuda mui­to. Recolhemos também jornais, revistas, pa­pelão. Peço a quem puder nos ajudar, que nos ajude, porque não está fácil", afirma.

O que doar: qualquer resíduo reciclável, como papéis secos, plástico, embalagens PET e tetra pack, garrafas, latas e demais resíduos limpos de origem não orgânica. Mais informações: 98813-2024 ou 98567-9591.

Asmarcol

Endereço: Centro Municipal de Reciclagem - rua Lucimar Aparecida de Moraes, 760, Lima Dias

Mais notícias

Vídeos