Mais Lidas
Leia Mais
Região
Mineradoras e MP firmam acordo para diminuir poluição do ar em Congonhas
Divulgação
Publicado em: 03/08/2016 - 00:00
Foi assinado na quinta-feira, dia 21, um Termo de Compromisso entre o Ministério Público de Minas Gerais, as mineradoras Vale, Ferrous e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), o município e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que se comprometem a melhorar a qualidade do ar em Congonhas. O termo prevê a viabilização e instalação de equipamentos de monitoramento do ar na cidade em um período de até um ano. Estes equipamentos serão conectados a uma central de supervisão que irá divulgar os resultados não só às empresas, mas também à população.
A rede otimizada de monitoramento da qualidade do ar e meteorologia de Congonhas será composta por 10 estações, sendo que quatro deverão ser adquiridas e instaladas pela CSN, outras quatro pela Vale, duas pela Ferrous e as demais devem ser instaladas com a adesão de outras empresas. De acordo com um estudo técnico de uma empresa contratada para realizar um inventário da poluição na cidade, o resultado é preocupante: cerca de duas toneladas e meia de poeira são emitidas na cidade a cada hora, como explica o promotor de Justiça Vinícius Galvão.
O acordo também prevê apresentação anual de relatórios técnicos com a descrição das fontes emissoras identificadas, de material particulado e poluentes gasosos, que deverão subsidiar políticas públicas elaboradas pelo Estado. A Feam confirmou o acordo e sua participação. A mineradora Vale, por meio de nota, informou que "a ação conjunta e consensual entre empresas, poder público e entidades é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da região" e que "esse é o quinto acordo firmado pela Vale com o MPMG para iniciativas focadas em socioeconomia, segurança, meio ambiente e preservação do patrimônio cultural de Congonhas".