25º
Cons. Lafaiete

Saúde

Mãe relata falta de estrutura para tratar filho e recorre ao Ministério Público


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 30/08/2016 - 00:00

Uma mãe tem vivido uma verdadeira via crucis por unidades de saúde de Con­gonhas para tratar o filho. O garoto, de 13 anos de idade foi diagnosticado com meningite. Ele teria passado por uma série de erros de diagnósticos até começar a receber o tratamento correto. Agora, necessita de acompanhamento de um neurologista. O caso de Ronaldo Urbano é o terceiro notificado em Con­gonhas.

Segundo a mãe do garoto, Cássia Urbano, Ronaldo teve dores de cabeça. Ele ficou prostrado no domingo, dia 31 e seu quadro foi se agravando, com o passar dos dias.  A mãe chegou a ir com o filho até o Hospital Eduardo Menezes, em Belo Horizonte, mas como não havia a vaga, eles voltaram ao Hospital Bom Jesus. Ronaldo passou por uma punção lombar, que descartou a meningite. Depois, foi, finalmente, transferido para o Hospital Eduardo Menezes, onde a doença foi confirmada.

Cássia reclamou bastante da falta de assistência ao filho e à família por parte do município. "Hoje meu filho está em casa se recuperando da meningite. Ele precisa de acompanhamento com um neurologista, porque ainda sente tonteira e se esqueceu de algumas coisas. Não consegui o acompanhamento em Congonhas, sendo que o médico de Belo Horizonte pediu que não demorasse para não agravar o quadro", disse, afirmando que procurou a Secretária de Saúde e até a Prefeitura, mas nada foi feito.

Depois de tudo isso, a mãe recorreu a Promotoria. "Meu filho necessita com urgência de marcação de consulta com neurologista. A informação que tive é de que a consulta poderia acontecer apenas em 31 de agosto, mas não podemos esperar esse tempo", relatou em representação ao Ministério Público, apresentada na segunda-feira, dia 22. Ainda segundo a mãe, a consulta não foi marcada.

Prefeitura responde

A Secretaria de Saúde de Congonhas informou por meio de nota que o médico neurologista atende no Hospital Bom Jesus a cada 15 dias, sendo que o último atendimento foi realizado na quarta-feira, 17. Desta forma, a consulta do paciente, que não é de urgência, mas sim para acompanhamento, foi agendada para a próxima quarta-feira, dia 31. O especialista irá avaliar e definir o período em que esse acompanhamento será realizado.

Mais notícias

Vídeos