25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Preço dos imóveis tem queda real de 8% em um ano


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 02/09/2016 - 00:00

Para quem já estava pensando em investir em um novo imóvel, a hora é agora. Esse momento combina tanto os valores baixos ? resultado da queda de preço sentida nos últimos meses ? com a estabilidade que tem sido evidenciada mais recentemente. Ou seja, os preços se mantêm baixos, garantindo valores mais fixos e baixos. Entretanto, isso também assinala a urgência dessa conjuntura inédita. Esperar pode significar acabar se arrependendo, justamente porque a variação recente tem sido muito pequena.

Ou seja, esse é o momento exato de comprar aquela casa ou apartamento que você já estava almejando, antes que os preços voltem a subir. Em uma análise feita esse ano, os valores tiveram uma variação de apenas 0,09% de janeiro a julho. Ao analisar só os meses de junho e julho, o percentual fica em 0,06%, segundo dados do Índice FipeZap. Tudo isso depois de uma queda acentuada no período de um ano, chegando a 8,01% de diminuição real no valor dos imóveis em 20 cidades brasileiras.

Foram analisados apartamentos em diversos municípios, demonstrando que a variação do preço de venda dos imóveis anunciados ficou muito abaixo da inflação ? que foi de 8,62% no mesmo período, segundo informações do Banco Central. Os preços baixos já impactam nas vendas e, com a estagnação recente dessa diminuição, apontam que agora é a hora exata de bater o martelo para decidir sobre um novo investimento. Há muita positividade no

setor e, por isso, vale a pena realizar as buscas agora.

Comprar ou alugar?

Os dados apontam também que, agora mais do que nunca, comprar um novo imóvel é muito mais vantajoso do que alugar. Para quem já pensa em se mudar e tem um bom capital guardado para investir, terá resultados muito positivos no médio e longo prazo. O valor do aluguel é regulado pelo IGP-M, Índice Geral de Preços, que segue um pouco o direcionamento da inflação. O valor acaba aumentando de uma maneira geral, mesmo que diversos imóveis estejam encalhando. O valor de venda dos imóveis, por sua vez, tem perfil contrário, com a queda de 8%. Ou seja, mais vantagem para quem deseja comprar, em detrimento de viver no aluguel.

Para quem não tem o capital para investir na compra agora, é possível também aproveitar o cenário atual de outra forma. Os dados apontam para a possibilidade de aproveitar essa estagnação no aluguel de espaços. Pode ser até mais vantajoso deixar o lugar onde se está, fugir do aumento previsto em contrato e encontrar um lugar novo e melhor por um preço surpreendentemente mais baixo. Por isso, vale a pena realizar a pesquisa agora e encontrar novos bairros que tragam também mais facilidades para a sua rotina.

Imóvel novo?

Para quem está em busca de um local para chamar de seu, uma boa dica é optar sempre por um imóvel novo. Isso é garantia de menos problemas na manutenção, sentida diretamente nos gastos futuros com condomínio e reformas que serão realizadas na estrutura. Um imóvel na planta garante também que seu investimento atual seja seguro e lucrativo. Muitos deles tendem a se valorizar, e aproveitar os preços baixos é a melhor escolha no momento.

Marina Fernandez
Agência Conversion

Mais notícias

Vídeos