25º
Cons. Lafaiete

Saúde

CTI da Maternidade tem menor índice de mortalidade da região


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 15/09/2016 - 00:00

Nos momentos de maior gravidade, quando a vida de alguém que amamos está em risco, poder contar com um atendimento de excelência bem ao nosso alcance faz toda diferença. E é para atender cada vez melhor a esta necessidade que o CTI do Hospital e Maternidade São José (HMSJ) tem investido na infraestrutura do local e na qualificação de toda a equipe. Outra boa notícia é que tais mudanças já estão apresentando resultados positivos. Segun­do o diretor do CTI do HMSJ, o cardiologista Ra­mon Moreira Ferraz, dados recentes mos­tram que o CTI do HMSJ tem o menor índice de mortalidade da região. "Isso nos dá garantias de que o atendimento prestado no setor de al­ta complexidade é excelente", garante.

Já é possível perceber mudanças na estrutura física e aparelhagem. Segundo o diretor Ra­mon Moreira Ferraz, o CTI foi ampliado de 6 para 10 leitos, com aquisição de equipamentos mais modernos, do mesmo nível dos melhores hospitais de BH. "Com a possibilidade de realização de procedimentos de alta complexidade no hospital, a expectativa é que possamos am­pliar ainda mais o número de vagas no CTI, pela necessidade que já existe na região e pela de­manda, que ainda irá aumentar", adianta.

Outro passo importante foi o investimento em material humano. "Os plantonistas médicos são profissionais experientes, aptos a oferecer o atendimento com o máximo de qualidade aos pacientes. São profissionais com ampla experiência na atuação em emergência e terapia in­tensiva, amplo conhecimento teórico e, em sua maioria, atuando juntos há vários anos, tor­nan­do a equipe bem homogênea. No setor de enfermagem também houve reestruturação, sen­do formada por profissionais competentes e com experiência no setor", pontua.

Quem atua dentro do hospital também já sen­te a diferença: "Mantemos uma equipe séria, comprometida com o paciente, além das condutas serem diariamente discutidas com os médicos coordenadores, para manter uma sequência no acompanhamento dos enfermos. A partir do mo­mento em que o hospital nos fornece boas condições de trabalho, a motivação da equipe cresce. Vemos resultados nas internações, conseguindo, realmente instituir o tratamento preconizado para o tratamento dos pacientes. É indiscutível que qualquer profissional do CTI do HMSJ tem plenas condições de trabalhar em qualquer outro local sem maiores dificuldades", avalia.

O reconhecimento também já chega por parte de quem esteve sob os cuidados médicos do HMSJ: "Vários dos pacientes e seus familiares retornam ao CTI após o término de seus tratamentos para agradecer pelo atendimento. Co­mo médico horizontal integrante da coordenação do CTI, eu me sinto realizado em trabalhar na minha cidade, com qualidade, sabendo que estamos oferecendo atendimento honesto à população", ressalta.

E partir desses bons resultados, as metas são ainda mais ambiciosas: "Apesar de já termos atingido um grau importante de excelência no setor, nosso objetivo é melhorar ainda mais. O objetivo primordial de todas as mudanças no hospital é dar o atendimento integral ao paciente, evitando a necessidade de transferir os pacientes, por ter condições de resolver basicamente tudo aqui", finaliza.

Serviço

Hospital e Maternidade São José

Endereço: avenida Dom Pedro I,

340, São Sebastião

Telefone: 3769-6950

 

Mais notícias

Vídeos