Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Escolas Ely Franco e Júlia Miranda abrem suas portas para as famílias
Divulgação
Publicado em: 05/10/2016 - 00:00
Educação, cidadania e cultura também se constroem em ações fora da sala de aula. É isso que se pode encontrar em projetos como os desenvolvidos pelas escolas municipais Deputado Ely Franco Ribeiro, no Progresso (região sudeste) e Júlia Miranda Nogueira, no São João (zona sul). Na sexta-feira, 9 de setembro, a escola promoveu a caminhada do projeto "Promover a felicidade é preservar a vida". A ação fez parte das comemorações da Semana da Pátria e contou com grande adesão da comunidade escolar.
De acordo com a diretora do educandário, Maria Sueli de Resende Oliveira, o objetivo do projeto é "buscar conscientizar os alunos da necessidade de perceber as belezas em nossa volta e descobrir como plantar sementes da alegria na vida de nossos semelhantes. Ser feliz é a nossa capacidade de ver o mundo com os olhos coloridos: ver a beleza da natureza, a beleza de nossas crianças. Elas são o futuro da nação. Por isso, devemos amá-las e cuidar para que sejam cidadãos promotores da paz e da justiça! Que elas nunca percam a alegria de viver", considera.
Festa julina
O mês de julho também foi bastante movimentado na escola. Familiares compareceram em peso para prestigiar as belíssimas apresentações do 1º Sabadão da Escola Municipal Deputado Ely Franco Ribeiro. A festança teve direito a tradicional quadrilha e casamento na roça, bandinhas infantis, danças estilizadas e muito mais. "Parabenizamos a toda equipe da escola, alunos e familiares pelo envolvimento e presença. O evento foi um sucesso", avalia a diretora.
Saúde, educação e conhecimento
A aposta da escola municipal Júlia Miranda também é na aproximação entre pais, alunos e educadores para a formação de cidadãos mais conscientes e estudantes mais dedicados. Vários projetos estão em andamento e outros já produzem resultados, conforme avalia a diretora Ana Marislene de Oliveira Baeta. "Eu acredito que família e escola devem andar juntas. Essa parceria é fundamental. Não existe escola sem a participação da família. Por isso, estamos sempre prontos para fazer esse intercâmbio. Sem ele, a educação não acontece", destaca.
E foi com esse objetivo que a Júlia Miranda abriu suas portas no sábado, dia 17. Lindas apresentações encantaram a todos. A programação ainda contou com um brechó, oficina de pipas e palestras sobre temas distintos, que proporcionaram conhecimento e informação: "Nós fizemos uma festa linda, na qual toda comunidade participou ativamente. Tivemos palestras muito boas e agregadoras, sobre 'Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio', com os peritos Gilmar e Renata, e a palestra 'Saúde Conectada', com a doutora Consolação Oliveira", avalia.