Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Lafaietense é destaque regional na Olimpíada de Física e sonha estudar em Harvard
Divulgação
Publicado em: 19/10/2016 - 00:00
Desde pequeno, foi um aluno exemplar. Ao entrar no colegial, a matemática e a física sempre foram suas matérias prediletas. Hoje, aos 15 anos, o adolescente João Vitor Costa Marcenes Vieira planeja estudar em Harvard e é o orgulho da família. Classificado para a terceira fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), aluno do IFMG Campus Avançados Conselheiro Lafaiete, faz do estudo seu hobby e pretende ser selecionado para a 4ª fase da olimpíada."Já fui medalhistas três vezes na Olimpíada Brasileira de Matemática. Fiz cinco provas, ganhei uma menção honrosa, uma medalha de prata e estou esperando o resultado da quinta prova. A escola se inscreveu na Olimpíada de Física, participei e fui classificado", conta.
João Vitor revela que o segredo de entender bem física e matemática está na boa memória: "Estudo muito. Fico no colégio 9 horas por dia. A boa memória auxilia muito. A boa notícia, de que fui classificado, eu recebi de meu professor de física. A 3ª fase aconteceu em Belo Horizonte, no dia 8 de outubro. As duas primeiras fases foram aqui em Lafaiete. Preparei-me muito bem. Espero que dê tudo certo e que passe para a próxima fase", conclui.
Orgulho da família
Omar Nicolau Vieira Júnior, pai do garoto, enche-se de alegria ao falar do filho: "João Vitor é meu filho único, e é o meu maior orgulho. Ele sempre se destacou, por sua inteligência. Nunca me deu trabalho na escola", comenta. Omar lembra ainda que o filho, quando pequeno ajudava os outros alunos: "O hobby dele é o estudo e sonha em fazer faculdade em Harvard. O que sempre faço é incentivá-lo. O estudo é a maior herança que deixamos para os filhos", finaliza.
Olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT aconteceu em 2012, 2013, 2014 e 2015 em nível nacional, e em 2016, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do ensino médio e do último ano (9º ano) do ensino fundamental de escolas públicas.