Mais Lidas
Leia Mais
Dunga convoca Seleção do Brasil
Divulgação
Publicado em: 20/05/2010 - 17:21
Além dos goleiros Júlio César, Gomes e Doni; os laterais Maicon, Michel Bastos, Daniel Alves e Gilberto; os zagueiros Lúcio, Juan, Luizão e Thiago Silva; como volantes Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo e Kléberson e os armadores Elano, Júlio Baptista, Ramires e Kaká; Robinho, Luiz Fabiano, Nilmar e Grafite, foram relacionados mais sete. Entre estes Dunga mediou a insatisfação ao listar Ganso, Ronaldinho Gaúcho e Tardeli, além de Marcelo, Sandro, Carlos Eduardo e o zagueiro Alex.
Critérios
Dunga mostrou-se coerente, como sempre pregou nos três anos e meio à frente da Seleção Brasileira, até aqui com uma campanha vitoriosa. Sobre a ausência de Ganso e Neymar, o treinador justificou que eles não conseguiram suas convocações no ano passado, até figuram na reserva em seus clubes e não foram chamados porque não foram testados. Sobre Adriano, Dunga explicou que o próprio atacante se excluiu. Esta foi a justificativa mais fácil de ser esclarecida, afinal até boa parte dos flamenguistas concordam que seu ídolo não tem mostrado profissionalismo.
Particularmente, entendo que estamos vivendo uma temporada sem muitos talentos explícitos. Vamos depender muito da determinação e do desempenho individual de cada um. Como mineiro, gostaria de ver o goleiro Fábio e Tardeli relacionados. Concordo que se Kaká não assumir a condição de craque e jogar o que esperamos dele, dificilmente teremos sucesso nesta caminhada rumo ao sexto título.
Em relação aos “meninos da Vila”, não concordo com a ausência de Ganso e até entendo que Neymar pode esperar, desde que a gente consiga “grafitar” os adversários e não tenha uma Argentina, Alemanha, Itália ou outra das campeãs pela frente. Você pode questionar: quem ficar fora? O próprio Grafite ou até mesmo o Júlio Batista.
Torcer contra, ou dizer que não ganharemos a Copa é uma besteira. Chega a ser uma imbestilidade e alguém já disse isto na tv. Afinal o futebol mundial está nivelado e se tem uma seleção para se dizer que a camisa mete medo, esta camisa é a amarela do Brasil.
Nação azul
Jogar no Cruzeiro é meio caminho para se chegar à Seleção? Pode até não ser uma máxima, mas para alguns atletas pode ter sido um excelente caminho. Entre os 23 convocados, sete vestiram a camisa cruzeirense. Gomes, Doni, Luizão, Maicon, Felipe Melo, Ramires e Gilberto. Os representantes do futebol mineiro atual são nomes que poderão decidir a Copa, que seja a nosso favor.
Estive recentemente com Gilberto, na Toca da Raposa II, e apesar de seu estilo “caladão de ser”, vi um sorriso em seu rosto quando disse que sua última convocação foi indicativa de que ele estaria na Copa.