25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

O que é e como tratar a fascite plantar


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 24/12/2016 - 00:00

A maioria das pessoas sentem dores nos pés, mas só procuram tratamentos após longas semanas com os mesmo sintomas. É preciso ter atenção com o que pode ser apenas um cansaço e o que pode ser uma inflamação. Uma das causas mais comuns para as grandes dores nos pés é a fascite plantar, que é a inflamação de um tecido localizado na sola do pé.

 

Apesar de ser mais comum em pessoas de 40 a 60 anos, a fascite plantar também atinge atletas que praticam longas corridas, danças como o balé e outras atividades que exigem o esforço excessivo do calcanhar e da fáscia plantar (tecido presente no calcanhar que sofre a inflamação). Além disso, a obesidade também pode influenciar no desenvolvimento da fascite plantar, poi o sobrepesa acaba exigindo um esforço maior dos pés.

 

Os sintomas que podem indicar a fascite plantar consistem em dores pela manhã ao dar os primeiros passos; dor após um longo período em pé; dor ao subir escadas e; após atividades físicas. A dor geralmente começa de forma lenta mas dependendo do esforço pode acontecer em uma intensidade maior. Para identificar a fascite plantar é preciso consultar um especialista que fará os exames corretos e indicará o melhor tratamento.

 

Os tratamentos indicados para tratar a fascite plantar podem ser através de massagens, fisioterapia, alongamentos, anti-inflamatórios, palmilhas ortopédicas e até cirurgias. Para aliviar os sintomas muitos atletas apostam na utilização de gelo sobre o local por cerca de 10 a 15 minutos, mas para prevenir procure manter uma alimentação saudável para garantir um peso adequado e faça alongamentos antes e após as atividades físicas. Dessa forma é possível evitar o surgimento de qualquer problema nos pés.

 

 


Mais notícias

Vídeos