Mais Lidas
Leia Mais
Política
Ampliação de programa habitacional e novo Distrito Industrial marcam reunião da Amalpa
Divulgação
Publicado em: 05/04/2017 - 00:00
Na manhã de sexta-feira, dia 24, Ouro Branco sediou a 227ª Assembleia da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa). O encontro contou com diversos prefeitos da região, dos deputados federal Rodrigo de Castro e estadual, Glaycon Franco e Thiago Cota. Também participou o presidente da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab), Alessandro Marques.
Foram discutidos assuntos ligados à habitação com representantes da Cohab, serviços de iluminação pública com a Cemig e o desenvolvimento e planejamento da área industrial da região do Alto Paraopeba com os representantes da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig).
Para Lafaiete e Congonhas, a reunião foi marcada pela assinatura do protocolo de intenções com a Cohab. A iniciativa possibilita a ampliação do programa habitacional nos municípios. As demais cidades deverão se inscrever para também receber o benefício. O presidente da Cohab ressaltou que as orientações da companhia são de fazer com que o empreendimento habitacional se torne um objeto de promoção social nos municípios em que forem executados. Para isso serão necessárias ações como: contratação de mão de obra local e compra de materiais no comércio das cidades.
Em relação ao projeto habitacional, foi ressaltada a previsão de que, em julho, o governador venha a Lafaiete para oficializar o imóvel destinado às moradias e outro para a ampliação do Distrito Industrial. Durante o evento, os prefeitos exaltaram o presidente da Amalpa, prefeito Mário Marcus, pela recuperação da entidade e a volta de municípios como Ouro branco e Congonhas, demonstrando sua capacidade de articulação política.
O prefeito de Ouro Branco comentou que a cidade ficou 12 anos fora da Amalpa e ressaltou o novo momento e a necessidade de fortalecer a entidade. "Assim conseguimos maior representatividade política. Se nós mantivermos os nossos municípios unidos e fortalecidos na associação, nós poderemos reivindicar melhorias importantes não só para uma cidade, mas para toda a região", disse citando como exemplo o Hospital Regional de Lafaiete. Mário Marcus destacou que o encontro foi muito produtivo e ressaltou que as reuniões itinerantes são importantes porque elas prestigiam os municípios. "Valorizamos as cidades, os prefeitos e as lideranças regionais", comentou.
Segundo o deputado Glaycon Franco (PV) a vinda do governador, provavelmente deve ocorrer no dia 13 de julho. "Estamos com expectativas de anúncios grandiosos para a região. Estivemos com o prefeito de Lafaiete no governo do estado. Entre as pautas, estavam a reativação do aeroporto de Lafaiete, a vinda de uma agência do Hemominas e a ampliação do Distrito Industrial", informou.
O deputado federal Rodrigo de Castro destacou que a Amalpa é uma associação tradicional que congrega municípios muito importantes na região de Minas Gerais. "São cidades que, tradicionalmente produzem empregos, mas que é claro, vivem grandes desafios neste momento. Por conta dessa situação, nós temos que lutar para encontrar soluções para os nossos problemas e a união de esforços dos prefeitos é muito importante", destacou.
A fala do deputado foi acompanhada pelo vereador e presidente da Câmara de Ouro Branco, Geraldo Pedro da Silva. "Vivemos um momento muito difícil. Então, nada melhor do que unir as cidades e os políticos regionais em busca de melhorias", disse. Ele também lamentou o prejuízo pelo longo período em que Ouro Branco ficou afastada da Amalpa. "A união de esforços é necessária para conseguir fazer cobranças em prol das nossas cidades. Estamos formando um grupo forte para representar a região pois uma andorinha só não faz verão", comentou.
Mais uma vez o Instituto Lisboa em parceria com a Amalpa realizou atividades de lazer e ações sociais. A próxima reunião da associação será realizada na cidade de Congonhas, com data prevista para 28 de abril.