25º
Cons. Lafaiete

Projeto Um Caminhão para Jorge Amado em Congonhas


Divulgação



Publicado em: 30/03/2011 - 14:09

 

Hoje, dia 30, haverá apresentação às 19h, da Peça Capitães de Areia. Amanhã, 31, a partir das 10h, será apresentada a Peça Gato Malhado e Andorinha Sinhá. Ás 15h, haverá Oficinas Teatrais e, à noite, nova apresentação de Capitães de Areia. O projeto foi antecedido por "Um Caminhão para Ziraldo", que, entre 2006 e 2009 percorreu 20 unidades da Federação, com público estimado em 360 mil pessoas.

 

A região de Congonhas, onde a CSN está presente desde sua criação, foi uma das primeiras a ser visitada pelo Projeto. O projeto percorrerá em 2011 diversas da região, democratizando o acesso à cultura. “Nosso objetivo, com este projeto, é difundir a cultura e a literatura brasileira, formar público para o teatro e estimular à leitura. É também uma grande homenagem a um grande escritor brasileiro, que é Jorge Amado”, frisou o presidente da Fundação CSN, Marcos Barreto.

A peça "Capitães da Areia" conta a história de meninos de rua, na Bahia da década de 1930. O texto, publicado originalmente em 1937, poucos meses após a implantação do Estado Novo – regime ditatorial que durou até 1945 - foi considerado subversivo e censurado. Livros chegaram a ser queimados em praça pública Quando pôde voltar à cena, Capitães da Areia conquistou grande público e é ainda hoje um dos maiores sucessos de Jorge Amado.

Já Gato Malhado é um clássico infantil de Jorge Amado. O escritor baiano colheu essa história de amor de uma trova do poeta Estevão da Escuna, que a costumava recitar no Mercado das Sete Portas, em Salvador, e a colocou no papel com o tom fabular dos contos infanto-juvenis em 1948, quando vivia em Paris. Não era uma história para ser publicada, mas um presente para o filho, João Jorge, que completava um ano de idade.

Mais notícias

Vídeos