25º
Cons. Lafaiete

Polícia

Após assalto na agência dos Correios, PM vai implantar Rede de Comerciantes Protegidos


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 07/06/2017 - 00:00

 Gerou repercussão a matéria "Com segurança vulnerável, agências dos Correios são alvo de 14 roubos, furtos e extorsões", publicada na edição 1371. A partir de uma denúncia de um leitor, nossa Reportagem descobriu o número de ocorrências de assaltos, furto e extorsão que foram registradas nas agências dos Correios nas cidades da região. No topo da lista estão Itaverava e Cristiano Otoni, com três crimes em cada. Em resposta aos questionamentos, tenente Aline informou que implantará a Rede de Co­merciantes Protegidos em Cristiano Otoni, visando, assim, a potencializar as ações de segurança no município.

De acordo com a análise da tenente, o fato das agências dos Correios funcionarem como Banco Postal com diversos tipos de movimentação financeira pode ser o motivo dos locais terem se tornado alvo dos bandidos: "O policiamento ostensivo é realizado de forma preventiva pela PM em todo o município, por meio de operações policiais nos locais suscetíveis à ocorrência de crimes, incluindo, assim, as agências dos Correios. A Polícia Militar também realiza visitas tranquilizadoras e mantém um excelente relacionamento com os responsáveis pelo setor de segurança daquela instituição", pontua.

Relembre o caso

Uma denúncia de um leitor do Jornal CORREIO levou a nossa Reportagem a descobrir nú­me­ros alarmantes sobre a quantidade de roubos ocorridos na agência dos Correios na região. Segundo o morador de Cristiano Otoni, no dia 23 de março, a agência da cidade foi assaltada à mão armada pela segunda vez, em menos de três meses. Ele também alertou para os crimes em ou­tros municípios como Casa Grande, Queluzito e Carandaí.

De acordo com os dados enviados pela PM, no dia 10 de maio, a cidade de Itaverava liderava o ranking com o registros de três crimes: dois roubos (dias 18/05/15 e 04/09/2015) e um furto (no dia 23/09/2016). Cristiano Otoni vinha logo atrás, com dois roubos (dias 16/12/2016 e 23/03/2017). Porém, no período em que nossa Reportagem trabalhava na apuração da matéria, a agência da cidade foi novamente assaltada. No dia 10 de maio, às 15h49, a PM atendeu a uma ocorrência de um crime pra­ticado por dois homens, que fugiram em uma moto Honda XRE 300, placa NYG 1523. Com isso, Cristiano empatou com Itaverava e estão no topo da lista, seguidos por Rio Espera, Lamim, Senhora de Oliveira, Piranga, Carandaí, Queluzito, Casa Gran­de e Capela Nova, que tem uma ocorrência cada.

Correios afirmam que estão tomando providências

Em resposta aos questionamentos feitos por este semanário, os Correios afirmaram que "não estão alheios a incidências como essas, adotando medidas no intuito de promover condições mais adequadas para o atendimento, o bem-estar e a segurança dos empregados e clientes em suas unidades. Nesse sentido, são realizadas constantes ações de segurança, que envolvem o uso de equipamentos específicos, orientações e acompanhamentos para a prevenção de crimes dessa natureza e, em destaque, a parceria com os órgãos públicos de segurança em todos os níveis (municipal, estadual e federal), responsáveis pelo combate à criminalidade".

A empresa informou ainda que "por se tratar de assunto relacionado à segurança, não detalha estatísticas sobre as ocorrências de rou­bos/ex­travios de objetos postais, nem assaltos às agências. Tampouco divulga informações relativas ao processo interno de segurança, para não fragilizar as ações e preservar a integridade de seus funcionários".

A nota foi envida pela assessoria de comunicação.

Mais notícias

Vídeos