25º
Cons. Lafaiete

Comunidade

Lafaiete participa da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 08/08/2017 - 00:00

A Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instito do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), apresenta a 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais "Outros olhares sobre o Patrimônio Cultural" . Em Lafaiete, o evento está sendo realizado no Solar do Barão de Suassuhy nesta terça, dia 8, e na quarta-feira, dia 9, das 8h às 11h e das 14h às 16h com o tema "Porque viola de Queluz". O objetivo é despertar o olhar, o interesse e o engajamento da população para a preservação do patrimônio material e imaterial da cidade.

A Jornada

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984, o evento se consolidou por marcar, de forma nacional e anualmente, um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio francês. O sucesso na França foi tanto que hoje a Jornada Francesa expandiu-se para todo o Velho Continente.

Nas últimas quatro edições realizadas, 1.500 proponentes promoveram cerca de 3.500 ações abordando diferentes temas sobre o patrimônio cultural. Com a participação de mais de 500 municípios, a iniciativa foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2010, na categoria Divulgação do Patrimônio Cultural. O prêmio é um reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que valoriza as ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural do país.      

Para mais informações, acesse o www.iepha.mg.gov.br ou www.cultura.mg.gov.br.

 

Mais notícias

Vídeos