Mais Lidas
Leia Mais
Comunidade
Aprenda a evitar acidentes com botijões de gás na cozinha
Divulgação
Publicado em: 16/08/2017 - 00:00
Dados do Sindigás - Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liqüefeito de Petróleo - mostram a importância do gás de cozinha no país. Segundo dados da entidade, em 2011 mais de 95% da população brasileira utilizava o GLP (gás liquefeito de petróleo), e o botijão estava presente em 100% dos municípios.
Com tamanha capilaridade deste item tão importante na rotina dos lares brasileiros, é preciso tomar alguns cuidados na sua utilização.
Cuidados na utilização do botijão de gás
O cuidado deve começar na hora da compra. Sempre verifique a idoneidade da distribuidora de gás na qual será feita a aquisição do botijão. Fique muito atento a produtos com avarias aparentes, e jamais compre em revendas clandestinas.
Na hora de instalar, sempre deixe o botijão distante dos locais que guardem produtos inflamáveis, como armários, gavetas e prateleira. Caso haja vazamento de gás, itens como querosene, álcool, inseticidas, removedor, entre vários outros podem causar explosões.
Nunca deixe de fazer o teste de vazamento, pois ele ajuda a detectar precocemente problemas no vasilhame. Ao conectar o regulador de pressão na rosca do vasilhame, espalhe espuma de sabão entre a conexão do regulador e a rosca do botijão. Caso subam bolhas, é sinal de que existe vazamento. Desconecte o regulador, repita o procedimento e confira. Se as bolhas continuarem, solicite a imediata troca do botijão.
Jamais emende uma mangueira na outra, nem a estique demais. Sempre verifique o prazo de validade de todos os equipamentos, como o regulador e a mangueira. Nunca armazene os botijões em locais fechados, como armários ou estruturas fechadas. Utilize para armazenamento apenas estruturas construídas para este fim, bem arejadas, e que tenham espaço suficiente para comportar com folga o gás, o registro e a mangueira.
Em caso de vazamento, contate o Corpo de Bombeiros da sua região pelo telefone 193.