25º
Cons. Lafaiete

Política

Prefeitos se unem à campanha contra leilão das usinas da Cemig


Divulgação

Fanny Elen
[email protected]

Publicado em: 06/09/2017 - 00:00

Senhora de Oliveira recebeu na sexta-feira, dia 25, a reunião da Associação Microrregional dos Municípios do Alto Paraopeba (Amalpa). O evento contou com a presença na mesa de honra, do presidente da entidade e prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus Leão Dutra, o prefeito anfitrião Ricardo Silvino Milagres acom­panhado de seu vice, José Aureliano. Também fizeram parte da mesa dos trabalhos, o deputado estadual Glaycon Franco, o diretor técnico do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) Tales Fernandes, representando o diretor geral do IMA, Marcílio de Souza.

Dando início à reunião, o secretário executivo da Amalpa, Vicente Faria apresentou as empresas que foram pré-selecionadas pela associação para a recuperação de tributos da prefeitura. A recuperação consiste em tributos como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fun­da­mental e de Valorização do Magistério (Fundef), do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) relativo a instituições financeiras de plano de saúde. O assessor jurídico da Amalpa, Claudionei Nunes, explicou sobre o direito que as prefeituras têm, se colocando à disposição de todos os prefeitos para esclarecimento de quaisquer dúvidas.

O presidente Mário Marcus ressaltou a importância do associativismo e a união de todos os prefeitos, que a cada reunião da Amalpa, o número de participantes só aumenta. Para ele, isso é sinal do fortalecimento da entidade. O prefeito Ricardo Silvino Milagres agradeceu a todos por prestigiarem a reunião feita por ele e sua comunidade.

O assessor da Superintendência de Coordenação Parlamentar da CEMIG, Renato Lisboa, falou do problema que a Cemig vem enfrentando com a tentativa de venda de suas usinas. Disse que há uma tentativa de negociar para cancelar ou adiar o leilão, por não saberem qual o destino da Cemig. 

Todos os prefeitos se sensibilizaram com a causa, usando um adesivo "Não à venda das usinas da Cemig #TodosPorMinasGerais", além de uma faixa com os dizeres "O deputado Glaycon Franco e os prefeitos da Amalpa se solidarizam com a Cemig em defesa do patrimônio de Minas Gerais".

No momento das palestras, o diretor técnico do IMA, Tales Fernandes, abordou o funcionamento do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) que é exercer no estado de Minas Gerais a defesa sanitária animal e vegetal, a inspeção e a certificação de produtos contribuindo para a proteção da saúde pública e para a conservação do meio ambiente. Ele propôs a promoção de uma associação regional para facilitar o acesso. Além de solicitar uma reunião com os prefeitos para tratar de assunto de interesse de toda à região. O deputado Glaycon Franco falou da importância da agropecuária. Ele ressaltou que os agricultores beneficiam e proporcionam o crescimento da região. O parlamentar também comentou sobre os trabalhos para a assinatura do Arranjo Produtivo Local (APL), que reconhecerá Conselheiro Lafaiete como polo da Equinocultura.

O prefeito de Congonhas José de Freitas Cordeiro, popular "Zelinho", aproveitou a oportunidade para tratar do Consórcio para o De­­­senvolvimento do Alto Paraopeba (Codap). Ele deixou claro que não existe competição entre o consórcio e a associação, que, na verdade, se complementam. O secretário Vicente Faria falou da facilitação que o consórcio faz entre os municípios, principalmente nos processos licitatórios. Citou como exemplos, seis processos que fizeram, entre eles de serviços advocatícios, medicamentos e materiais médicos, segurança etc.

Mário Marcus anunciou que a próxima reunião será na cidade de Santana dos Montes a convite do prefeito Antônio Alves.

Mais notícias

Vídeos